- Publicidade -

IMS Rio apresenta seleção de filmes do festival alemão Doku.Arts

Publicado em:

O cinema do IMS Rio exibe, entre os dias 27 e 30 de julho, uma seleção de filmes em parceria com o festival alemão Doku.Arts (www.doku-arts.de), dirigido por Andreas Lewin. Nesta terceira edição do evento no IMS, são apresentados sete filmes selecionados por Lewin (alguns deles inéditos no país), que têm em comum um caráter ensaístico, e que fizeram parte da seleção do último festival na Alemanha, em 2016.

Esta seleção apresentada no IMS é composta por alguns filmes sobre artistas e intelectuais proeminentes. Paul Sharits, de François Miron, é o primeiro longa-metragem sobre este artista, pioneiro do cinema estrutural, movimento cinematográfico que explorou as dimensões formais e as propriedades físicas do filme em película. Deus ausente, de Yoram Ron, apresenta a noção desenvolvida pelo filósofo Emmanuel Levinas de “ética enquanto óptica”. O filme Inocência das memórias, de Grant Gee, oscila entre o documentário e a ficção e é baseado no livro de Orhan Pamuk, vencedor do Nobel de Literatura em 2006. Ella Maillart, de Mariann Lewinsky Sträuli e Antonio Bigini, se passa em 1939 e acompanha a viagem da fotógrafa Ella Maillart e da escritora Annemarie Schwarzenbach em direção à Ásia.

No discurso de abertura do festival, em 2016, o diretor e fundador do Doku.Arts, Andreas Lewin, explica: “Como vocês podem ver pelo programa, filmes ensaísticos podem ser bastante variados. No entanto, todos eles têm em comum uma certa insatisfação diante das imagens enquanto resposta ou pontos finais. Pelo contrário, as imagens são entendidas como gestos que apontam em direção a uma essência ao mesmo tempo que divergem dela e, portanto, cada imagem termina com um ponto de interrogação. Mas insatisfação talvez não seja a palavra correta aqui – o ensaio, especialmente em sua forma cinematográfica, não tem nada de agonizante, nada de inibidor; pelo contrário, possui um caráter de busca, brincalhão, e talvez possua o desejo de um olhar particular: o olhar de alguém que busca por caminhos, por pistas.”

Programação
27 de julho | quinta-feira
16h – Notas sobre a cegueira
18h – Inocência das memórias
20h – Paul Sharits

28 de julho | sexta-feira
16h – A toca do lobo
19h – Ella Maillart – Dupla jornada
20h – Deus ausente

29 de julho | sábado
14h30 – A Grande Muralha
16h – Paul Sharits
18h – Notas sobre a cegueira
20h – Inocência das memórias

30 de julho | domingo
14h30 – Deus ausente
16h – A Grande Muralha
18h – A toca do lobo
20h – Ella Maillart – Dupla jornada

SERVIÇO:
Festival alemão Doku.Arts
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)
Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com
Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala.
Local: Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea)

O CINEMA DO IMS NÃO ABRE ÀS SEGUNDAS-FEIRAS

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -