- Publicidade -

Sonoridade pop e discurso ARTivista: Aíla volta ao Rio de Janeiro

Publicado em:

Turnê, que passará ainda por Salvador, vai originar vídeo-documentário com trechos de shows, relatos de viagem, entrevistas e rotina de ensaios.

Nascida na Terra Firme, bairro da periferia de Belém, Aíla é um dos principais nomes da nova música produzida no Pará e no Brasil. Depois de circular por diversas cidades e festivais com ótima repercussão de mídia e público, a artista volta ao Rio de Janeiro a bordo da nova fase da turnê “Em Cada Verso Um Contra-Ataque”, segundo álbum da carreira. O show, no Teatro Ipanema, tem o patrocínio da Vivo e será realizado no dia 16 de agosto . Conta ainda com a participação especialíssima do cantor e compositor Posada, que assina duas faixas, “Tijolo” e “Clã da Pá Virada” – cuja letra inspirou o nome do álbum. Trata-se de um encontro inédito que promete ser emblemático: é a primeira vez que Aíla e Posada dividirão o palco.

“Em Cada Verso Um Contra-ataque” reúne ainda canções autorais, uma inédita de Chico César, músicas em parceria com Dona Onete e Roberta Carvalho, além de canções de Siba e César Lacerda, tudo temperado com forte voltagem política: uma mensagem urgente e conectada com o nosso tempo. Quem assina a produção musical do disco é o baiano Lucas Santanna. “Eu preciso falar do hoje. Há coisas que precisam ser ditas”, conta Aíla. “Desde que comecei a idealizar esse novo trabalho, um pensamento que me movia muito era a possibilidade de fazer as pessoas dançarem, cantarem alto e refletirem ao mesmo tempo, buscarem um olhar mais crítico. Sempre imaginei aproximar canções pop, dançantes, de um discurso mais ‘artivista’. Eu queria uma poesia mais política”, afirma. Desta maneira, temas como feminismo, assédio, racismo, homofobia, ocupações, amor livre, intolerância e resistência ganham o centro do debate, em um disco que explora a faceta militante da artista, da primeira à ultima faixa.

A proposta também norteia o figurino, criado pelo artista paraense Vitor Nunes. Não à toa, a máscara composta por cacos de vidro, prego e espelhos que estampa a capa do álbum também acompanha a cantora no palco, como elemento lúdico carregado de signos. “A máscara é um símbolo muito forte, evoca a ideia de se transfigurar, se preparar para um rito, para um combate. É como digo no refrão da faixa de abertura: ‘Eu canto, canto, canto, mas não se engane, em cada verso há um contra-ataque’. A gente canta, dança, se diverte, mas a cutucada está lá, o recado está lá, e cada canção é uma maneira de resistência. A arte tem papel fundamental no debate político e no combate a retrocessos históricos. Nesses tempos sombrios, escancarar nossas ideologias é necessário”, defende.

No disco “Em Cada Verso Um Contra-Ataque”, Aíla investe em uma sonoridade pop, que flerta com as distorções do rock e ao mesmo tempo com os beats eletrônicos – reflexo também da conexão Belém, cidade de origem da cantora, e São Paulo, onde reside hoje. O disco entrou nas principais listas de melhores do ano de 2016 e o show já passou por palcos icônicos, como o Teatro Oficina (SP). No Rio, Aíla lançou o novo disco no Festival MoLA (Circo Voador) e participou recentemente do projeto “Nova Música Convida” (Sesc Copacabana e Ginástico), ao lado de Chico César. A banda de Aíla é composta por Arthur Kunz (bateria e programações), Allen Alencar (guitarra), Joao Deogracias (baixo e synth) e Chiquinho Moreira (teclados e samples).

SERVIÇO
Aíla – turnê “Em Cada Verso Um Contra-Ataque”
Data: 16.08.17, às 20h30
Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Moraes, 824)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada para estudantes e residentes no Rio de Janeiro), que serão vendidos no dia do show, na bilheteria do Teatro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -