- Publicidade -

Publicado em:

cabeçalho
Jardim Botânico abre espaço para a leitura
livros
Que tal ler um bom livro ou revista aproveitando o ambiente tranquilo e o ar puro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro? O projeto Leia Verde no Jardim Botânico é um motivo a mais para visitar o Jardim durante o mês de outubro. Livros e revistas estarão disponíveis para o público em dois carrinhos de jardinagem pintados de verde, localizados no Corredor Cultural – próximos aos bancos e espaços para descanso e lazer que substituíram o estacionamento do portão 1008.

O projeto visa incentivar, entre os visitantes e frequentadores, a leitura de publicações sobre temas relacionados ao meio ambiente. É um modo de compartilhar conhecimentos sobre a missão dos jardins botânicos, das unidades de conservação e outras áreas verdes, bem como incentivar práticas como jardinagem, paisagismo, hortas comunitárias e residenciais, contribuindo para uma mudança de comportamento e estilo de vida. A ideia é promover a educação ambiental de uma maneira espontânea, descontraída e prazerosa.

Dois monitores estarão no local para dar informações e orientações ao público sobre o projeto. Os visitantes poderão ler no Jardim, levar livros e revistas emprestados para casa ou mesmo ficar com eles, dependendo do título.  As publicações receberão carimbos informando se estão disponíveis apenas para consultas ou se podem ser levados pelos interessados. Os visitantes também poderão trocar ou doar livros – mas somente dentro da temática ambiental. As publicações devem estar em bom estado de conservação.

Os servidores do JBRJ, colaboradores e parceiros contribuem doando livros e revistas para o projeto, que vai funcionar de 1º a 31 de outubro, nas segundas-feiras das 11h às 12h e das 13h às 16h, e de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.

ENBT lança ciclo de oficinas gratuitas abertas ao público
enbtA Escola Nacional de Botânica Tropical programou um ciclo de três oficinas gratuitas para os meses de outubro e novembro.

Oficina de Consumo Sustentávelacontece em 4 de outubro. A partir da constatação da insustentabilidade do atual modelo de produção e consumo, a educadora Marina Dain analisará com os participantes as alternativas de ação e reversão desse modelo, aprofundando a reflexão sobre a necessidade de transformação de hábitos e valores que promovem a simplicidade voluntária e a modificação nos padrões de consumo globais.

Oficina de Dragon Dreaming acontece em 18 de outubro. O educador Emmanuel Khodja apresentará uma metodologia, desenvolvida por John Croft, que auxilia na gestão de projetos e captação de recursos. “Dragon Dreaming é um método para que grupos e organizações se conectem com uma ideia sustentável, sonhem esta ideia pela força da visão, planejem organicamente e a realizem de tal maneira que todos os participantes consigam se identificar, enfatizando a motivação e contribuição pessoal de modo que sinergias possam surgir e fluir”.

Oficina de Reconexão com a Natureza está programada para 8 de novembro. Através da sensibilização e compreensão dos processos de que a natureza vem se utilizando para sustentar a vida, o grupo, sob a orientação do educador Filipe Freitas, buscará ampliar a capacidade de reconexão com os elementos naturais, de percepção do ser humano como parte da teia da vida, incentivando assim sua colaboração para o equilíbrio dinâmico e a sinergia entre os seres vivos.
Todas as oficinas são gratuitas e acontecem no horário das 9h às 12h. Inscrições pelo e-mail extensão@jbrj.gov.br até a véspera do evento.
O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto.

Inscrições abertas para curso Técnicas de Anatomia Vegetal 
O curso, com carga horária de 20 horas, tem como objetivo contribuir com conhecimento teórico-prático sobre as técnicas básicas utilizadas em anatomia vegetal, para profissionais iniciantes ou experientes. Serão apresentadas as principais técnicas histológicas de preparação para microscopia óptica e suas aplicações, através de aulas teórico-práticas.

As aulas serão ministradas pelas professoras Bruna Nunes de Luna e Fernanda de Araújo Masullo nos dias 1, 8, 22 e 29 de novembro de 2014, das 9h às 14h, no Laboratório de Botânica Estrutural da Diretoria de Pesquisas Científicas (Dipeq/JBRJ). A coordenação é da pesquisadora doutora Karen De Toni (JBRJ).
Inscrições: de 1 a 28 de outubro de 2014. Formulário de inscrição e outras informações emwww.jbrj.gov.br/educacao/extensao

Palestra sobre Identificação Molecular de Espécies
enbt
A série de Seminários de Pesquisas da ENBT tem como convidada, em 1º de outubro, a pesquisadora doutora Karina Alessandra Morelli (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz). Ela falará sobre Identificação Molecular de Espécies: aplicações para a saúde, forense e conservação.

A palestra acontece no auditório Graziela Maciel Barroso, dia 1/9, às 10h. O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -