- Publicidade -

Casa do IMS na Flip recebe programação especial pelo sexto ano consecutivo

Publicado em:

O Instituto Moreira Salles organiza pelo sexto ano consecutivo uma programação especial para a Flip 2016 na Casa do IMS (Rua do Comércio, 13 – Centro Histórico, Paraty). Entre as atividades programadas, estão uma exposição com fotografias, desenhos, manuscritos e textos da poeta Ana Cristina Cesar – autora homenageada pela Flip neste ano –, o curta-metragem Poesia é uma ou duas palavras e por trás uma imensa paisagem, de João Moreira Salles, dedicado a Ana C., o lançamento do livro Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar e da revista serrote #23 – além da distribuição gratuita de sua edição especial, a serrote #23½ –, e uma série de conversas com autores convidados da Flip promovida pela Rádio Batuta.

Exposição Inconfissões – Imagens de Ana Cristina Cesar

A mostra traz fotografias, desenhos, manuscritos e textos da poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983), publicados também no livro Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar. Os documentos e as imagens pertencem ao acervo de Ana Cristina Cesar, que está sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 1999.

A exposição traz ainda uma parede desenvolvida em parceria com o Paginário – intervenção coletiva idealizada pelo escritor Leonardo Villa-Forte e desenvolvida em parceria com o produtor Rodrigo Lopes. Para participar, basta enviar até o dia 24 de junho um poema, uma carta, uma tradução ou uma resenha crítica da autora, destacando sua parte favorita do texto, para o e-mail fale@ims.com.br. Também é possível sugerir páginas de outros autores que estabeleçam uma relação, direta ou não, com a obra da poeta. Durante o evento, o público poderá intervir nessa parede, selecionando e grifando os textos de sua preferência.

Serviço:
Quinta, das 10h às 22h
Sexta e sábado, das 10h às 21h
Domingo, das 10h às 16h

Filme
Sessões do filme Poesia é uma ou duas palavras e por trás uma imensa paisagem (1990, 9’), de João Moreira Salles.

Quinta, sexta, sábado e domingo, às 11h

Lançamento Revista Serrote 23 e 23½ Quinta-feira, às 20h

Lançamento da Serrote #23, revista quadrimestral do Instituto Moreira Salles e de sua edição especial para a Flip, a serrote # 23 ½, que tem distribuição gratuita durante o evento. Esta edição publica “Retratos do Brasil”, uma série composta por quatro textos escritos pelos intelectuais Tales Ab’Sáber, Angela Alonso, Renato Lessa e Laymert Garcia dos Santos sobre o atual momento político do país. Os textos são acompanhados por pinturas da série Desvio, do artista Gabriel Jaguaribe Giucci, que retratou os principais investigados da Operação Lava-jato. A revista traz também um texto inédito que faz parte do livro do crítico José Carlos Avellar, que será lançado neste ano pelo IMS, sobre a figura do pai no cinema brasileiro. No texto “Em Calais”, misto de reportagem e ensaio, o escritor Emmanuel Carrère visita a cidade portuária francesa que convive com a gravidade da crise de imigração na Europa. Os desenhos de Rico Lins ilustram o relato da experiência de Jean-Paul Sartre sob o efeito da mescalina. O ensaio visual da serrote #23 reúne o trabalho da artista plástica Wilma Martins, apresentado em dois cadernos.

A edição especial da revista traz texto inédito da poeta Alice Sant’Anna sobre o caderno Meios de transporte, de Ana Cristina Cesar, que serviu como preparação para o livro A teus pés. A edição tem ainda textos do cineasta Jean Renoir e do escritor britânico Robert Louis Stevenson.

Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar Quinta-feira, às 20h

A publicação, organizada por Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, traz um perfil visual da poeta, com fotografias de seu acervo, sob a guarda do IMS, e de acervos pessoais, além de textos escritos por pessoas que a conheceram intimamente e outros que não a conheceram pessoalmente, mas foram de alguma maneira tocados por sua obra.

Leitura de textos e poemas com Adriana Calcanhotto, Alice Sant’Anna, Annita Costa Malufe, Elizama Almeida, Eucanaã Ferraz, Flavio Lenz, Italo Moriconi, Laura Liuzzi, Leonardo Gandolfi e Marília Garcia.

Batuta na Flip

A Rádio Batuta, web rádio do Instituto Moreira Salles, organiza encontros com autores participantes da Flip para falar sobre seus escritores, livros e personagens preferidos. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no site www.radiobatuta.com.br

Quinta, 30 de junho
17h Walter Carvalho e Laura Liuzzi
18h Sérgio Alcides

Sexta, 1 de julho
16h Álvaro Enrigue
18h J. P. Cuenca
19h Misha Glenny

Sábado, 2 de julho
15h Valeria Luiselli
16h Kenneth Maxwell
18h Benjamin Moser
19h Gabriela Wiener

* Programação sujeita a alterações

A Casa do IMS na Flip tem ainda uma loja/livraria com as publicações e os produtos do Instituto Moreira Salles.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -