- Publicidade -

BEATRIZ AZEVEDO LANÇA O DISCO “antroPOPhagia” COM PARTICIPAÇÕES DE MORENO VELOSO E MATHEUS NACHTERGAELE

Publicado em:

Poeta, compositora e performer, Beatriz Azevedo está envolvida em um projeto amplo sobre a antropofagia. E, para celebrar, apresenta o show do CD “antroPOPhagia” no Oi Futuro, dentro do Festival A.Nota no dia 30 de agosto, terça, com participações especiais de Moreno Veloso e Matheus Nachtergaele. Com curadoria de Thiago Vedova, o festival traz shows que promovem lançamentos ao vivo de artistas todo o Brasil e está em sua quarta edição.

“antroPOPhagia” traz repertório do seu primeiro disco ao vivo, gravado no palco do Lincoln Center em Nova York e lançado no Brasil pela Biscoito Fino e na Europa pela gravadora Discmedi, de Barcelona. O show foi concebido para fazer parte do projeto Celebrate Brazil, realizado por Film Society of Lincoln Center e ImageNation. A performance de Beatriz no Lincoln Center em Nova Iorque foi gravada sem que ela própria soubesse: “No ensaio do show, o técnico de som Justin Bias encomendou, sem nos avisar, uma mesa que permitia gravar tudo em canais. No dia seguinte ele me disse: ´Beatriz, traga um HD pra copiar, porque está pesado!´. Foi quando me dei conta que ele havia gravado o show inteiro, em alta definição”, lembra Beatriz. “A rigor, a ´ideia` do CD foi do técnico de som!”.

As composições de Beatriz Azevedo já foram gravadas por Adriana Calcanhotto, Tom Zé e Zé Celso Martinez Correa. Entre seus parceiros estão os poetas Augusto de Campos e Hilda Hilst e os músicos Cristóvão Bastos e Vinicius Cantuária e a cantora Zélia Duncan. No roteiro do show músicas de autoria de Beatriz Azevedo em parceria com Angelo Ursini (“Toda Sorte”), Vinícius Cantuária (“Alegria”) e Zélia Duncan (“Muda Musa”), além de composições para poemas de Hilda Hilst, Raul Bopp (“Coco de Pagu”) e Oswald de Andrade (“Erro de Português” e “Relicário”), além Cole Porter (“What is This Thing Called Love”) e “Insensatez” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com arranjo de Bia), entre outras.

A banda é formada pelos músicos Cristóvão Bastos (piano), Jorge Helder (contrabaixo), Angelo Ursini (sopros), Maurício Calmon (Bateria) e Miguel Jorge (guitarra). Moreno Veloso e Matheus Nachtergaele participam do show de Beatriz Azevedo, cantando e interpretando textos da poeta.

Este show marca o lançamento no Rio de Janeiro do livro “Antropofagia – Palimpsesto Selvagem”, que é parte integrante do projeto multidisciplinar no qual ela se debruça sobre o clássico Manifesto Antropófago, a obra filosófica de Oswald de Andrade publicada em 1928. Um dos últimos lançamentos da editora Cosac Naify, o livro conta com capa e ilustrações de Tunga e prefácio do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.

Neste livro, a autora coloca em cena reflexões contemporâneas a partir da antropofagia em perspectiva plural, abarcando desde o ritual Tupinambá antes da chegada dos colonizadores europeus em 1500, passando pela eclosão do movimento antropofágico durante o modernismo no século XX, o tropicalismo na década de 60, o mangue beat na década de 90, até as primeiras décadas do século XXI.

“A Antropofagia é muito mais do que ‘atual’, na verdade ela inverte a perspectiva de tempo, como se o ‘futuro’ nos atravessasse, no presente, e ressignificasse o ‘passado’. O matriarcado de Pindorama, o território da Antropofagia, não é um ‘passado’, é uma utopia futura. Nesse momento de caos político, em pleno século XXI, ainda imperam as forças do patriarcado contra o matriarcado”, comenta Beatriz.

Serviço:
Show: Beatriz Azevedo em “antroPOPfagia” e lançamento do livro “Antropofagia – Palimpsesto Selvagem”
Participações: Moreno Veloso e Matheus Nachtergaele
Local: Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema – 3201-3010)
Data: 30 de agosto, terça-feira
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Classificação: Livre
Capacidade: 93 pessoas

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -