- Publicidade -

Paulo Santoro e Jazz Piano Trio na Escola de Música da UFRJ

Publicado em:

Foto: Alexandre Chaves
Foto: Alexandre Chaves

Na sexta-feira, dia 04 de novembro, às 18:30h, Paulo Santoro, violoncelista do consagrado Duo Santoro, vai pedir licença ao meio erudito para empunhar seu violoncelo no jazz, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com entrada franca. Ao lado da pianista Tamara Ujakova, do contrabaixista Alexandre Brasil e do baterista André Frias, o violoncelista vai tocar a famosa “Suite para Cello e Jazz Piano Trio”, do compositor francês Claude Bolling, criador da fusão jazz-erudito e considerado o responsável pela renovação do jazz tradicional na década de 1960. No repertório, o quarteto vai tocar também “Le Grand Tango”, de Piazzolla.

O Duo Santoro, formado com seu irmão Ricardo, está finalizando o segundo disco de carreira, “Paisagens Cariocas”, com previsão de lançamento para início de 2017, novamente com produção de Sergio Roberto de Oliveira (A Casa Discos), reunindo composições para duo de violoncelo.

Um dos mais destacados violoncelistas brasileiros, Paulo Santoro é professor de violoncelo do Conservatório Brasileiro de Música e de diversos festivais de música pelo país, diretor artístico da Camerata Rio de Janeiro e violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Formado pela Escola de Música da UFRJ, atuou como professor de música de câmara e é músico desta mesma instituição.

Na Indiana University School of Music, Bloomington, teve aulas de violoncelo com os professores Emilio Colón, Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker, terminando o curso com nota máxima. Estudou música de câmara com Jean-Louis Haguenauer e Leonard Hokanson. Fez parte da Indiana University Philharmonic Orchestra e da Indiana University Concert Orchestra sob a regência dos maestros Kurt Masur e Mstislav Rostropovitch, entre outros. Participou ainda do Indiana University Cello Ensemble.

Já se apresentou em recitais por todo o Brasil e em países como África do Sul, Paraguai, Bolívia, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, além de ter tocado como solista de várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Unisinos e Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Em 2010, foi o vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes na categoria conjunto de câmara pelos concertos com a série de 17 quartetos de Villa-Lobos e pelos concertos didáticos realizados no Acre. Foi agraciado ainda com o prestigiado prêmio Rumos Itaú Cultural na edição 2007-2009, lançando um DVD de sua apresentação ao vivo em São Paulo. No ano de 1995, recebeu por unanimidade da União Brasileira dos Escritores a condecoração “Personalidade Cultural do Ano”.

Atualmente, faz parte também do Quarteto Santoro, Quarteto Continental, Paulo Santoro e Jazz Piano Trio, Trio Santoro-Staneck, Brasil Trio e o Duo Paulo Santoro-Maria Tereza Soares. Participa de diversos festivais de música contemporânea pelo Brasil, onde estreou inúmeras obras de compositores brasileiros, tais como Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Nestor de Hollanda, Guilherme Bauer, Ricardo Medeiros, Sérgio Di Sabbato, Caio Senna, entre outros. Possui vários CDs gravados e em seu último trabalho recebeu a seguinte crítica da revista britânica The Strad: “Paulo Santoro brilhou em seu solo, encantador e inspirado”.

SERVIÇO:
Paulo Santoro e Jazz Piano Trio interpretam Boilling e Piazzolla
Data:04/11 (sexta-feira)
Local: Escola de Música da UFRJ -Salão Leopoldo Miguez (Rua do Passeio, 98 Lapa)
horário: 18:30
Ingressos: entrada franca
Capacidade do lugar: 200 pessoas
Classificação: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -