- Publicidade -

Anat Cohen e Marcello Gonçalves fecham a temporada carioca

Publicado em:

Na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, às 21 horas, a dupla Anat Cohen (clarineta) & Marcello Gonçalves (violão de sete cordas) apresenta no Bar Semente o repertório de seu CD “Outra Coisa”, dedicado às composições do Moacir Santos, encerrando a temporada carioca.

Um encontro entre um violonista brasileiro e uma musicista de jazz, tocando uma música que já nasce cosmopolita, como se a negritude da música de Moacir amalgamasse diferentes culturas. O resultado soa curiosamente familiar tanto para brasileiros quanto para americanos, como talvez só haja paralelo em “Getz/Gilberto”.

No caso de Anat, isto fica ainda mais intenso porque seu próprio estilo já é forjado a partir desta soma de influências. Desde a música clássica até o jazz, passando pela música brasileira, colombiana, venezuelana, cubana. O estilo orquestral do violão de 7 cordas de Marcello Gonçalves possibilita que as ideias contrapontísticas de Moacir sejam incorporadas na própria condução rítmica, além de um diálogo constante com a melodia, em um efeito camerístico raro.

Outra Coisa é um disco fiel a Moacir, na sua precisão de escrita e também na liberdade que sua música sugere. Clarinete e violão são instrumentos importantes na história de Moacir. Se o clarinete foi seu primeiro instrumento, foi o violão de Baden Powell que gravou pela primeira vez sua obra. Baden Powell estudou com Moacir Santos. A série dos Afro-Sambas surgiram a partir dos exercícios de composição das aulas com Moacir. É como se houvesse uma ligação de Moacir com o violão ainda não explorada, que até então estava no imaginário apenas pelas gravações de Baden Powell e pelos Afro-Sambas. Outra Coisa coloca Moacir Santos na tradição da música escrita para violão no Brasil.

Serviço:
Show Anat Cohen e Marcello Gonçalves
Data e horário: Sexta, 25 de novembro, às 21h
Couvert: R$ 40
Local: Bar Semente (Rua Evaristo da Veiga, 149, Lapa)
Reservas: (21)2507-5188 ou contato@barsemente.com.br
Classificação: Livre

Foto: Shervin Lainez

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -