O IED Rio (Istituto Europeo di Design) irá realizar no próximo dia 5 de novembro, Dia do Designer, a partir das 11h, mais uma edição do evento Design Degustação, com palestras e workshops gratuitos e abertos ao público, que abordam as quatro grandes áreas do design: Moda, Gráfico, Produto/Espaços e Estratégico.

Durante todo o dia o público poderá experimentar um pouco da metodologia do Istituto Europeo di Design, conhecer os professores, saber mais sobre os cursos de 2017, tirar dúvidas e visitar a casa, na Urca, que estará de portas abertas com vista para o mar. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, sendo necessário fazer um pré-cadastro para validar a participação na hora do evento. As inscrições podem ser feitas no site http://ied.edu.br/rio/acontece/eventos/design-degustacao-2/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
11h – Novos caminhos da moda: Luiz Wachelke, coordenador do curso Design de Moda, vai falar dos novos caminhos da área, que vem passando por mudanças desde a forma como as coleções são desenvolvidas ao modo como os produtos são consumidos. O mercado da moda no Brasil e as mudanças no ensino dessa disciplina também serão abordados.

11h – Design Thinking por quê?: Daniel Pan, coordenador do curso Design Estratégico, irá explicar o uso das ferramentas de Design Thinking e como elas são importantes na abordagem de problemas e na construção de soluções inovadoras.

13h – Arte, Design e Interação na era da experiência: Karina Israel, Luís Marcelo Mendes e Mariana Várzea participarão de uma mesa-redonda sobre design, arte, tecnologia e interatividade com foco em exposições. Karina é coordenadora do curso Design de Exposições Interativas do IED Rio e diretora executiva da Ydreams no Brasil, empresa precursora do movimento de brand experience no mundo. Luís Marcelo é consultor na área de branding e gestão do design, e Mariana Varzea é ex- Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura.

14h30 – Workshop Luz própria – faça sua luminária: Fernando Vaccari é professor do curso Design de Mobiliário e fará um workshop “super mão na massa”, em que vai mostrar como projetar sua própria luminária. O objetivo do workshop é mostrar ao participante as possibilidades da iluminação e da produção de equipamentos simples e eficientes com materiais de fácil acesso e baixo custo. Trabalhar a estética do produto e da luz, além de prover a orientação técnica necessária para a construção de uma luminária decorativa simples. Durante o decorrer da aula, será construída uma luminária para uso pessoal do aluno.

14h30 – Um livro sem palavras: Maria Helena Pereira da Silva, coordenadora do curso Design Editorial propõe uma atividade prática em que os participantes poderão criar uma publicação através de uma sequência de imagens.

14h30 – Content Marketing e Social Media: Melina Dalboni, coordenadora do curso Marketing e Comunicação de Moda, convida Fernanda Corrêa e Cristiana Azeredo, sócias da Flow, que vão mostrar como traçar um planejamento de conteúdo para o Instagram. A Flow é uma assessoria de marketing que trabalha com consultoria e influencers marketing, além de assinar o conteúdo nas redes sociais de 18 marcas cariocas (Mil Frutas, Drogasmil, Coco Legal entre outras).

15h – Lowsumerism: tendência ou necessidade?: Aline Monçores e Flávia Mendonça, coordenadoras do curso Pesquisa de Tendências convidam Elis Vasconcellos e Solange Mezabarba para falar das mudanças no cenário do consumo. Elas vão abordar temas como sustentabilidade, economia compartilhada, reaproveitamento de materiais e outras questões que vêm sendo cada vez mais levadas em consideração na hora de comprar.

15h às 19h – Sunset art: happy hour até o pôr do sol, com direito à vista para o mar e o Pão de Açúcar terraço do IED. Criação de um mural com estêncil por Eduardo Denne. Aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição.

17h – Workshop Infografia: Ricardo Cunha Lima, coordenador do curso Design Gráfico, vai apresentar técnicas para processar informações de forma gráfica em um workshop prático.

17h – Quick Cinema: Felipe Barcellos, coordenador do curso Cinema de Bolso, vai guiar os participantes através da experiência de criar conteúdo – filmes em alta definição (Full HD 1080p) – utilizando como ferramenta apenas seus smartphones.

17h – Criando Experiências digitais: José Roberto Coccorese, coordenador do curso User Experience, vai contar sobre a importância de criar experiências no mundo digital para o cenário atual sobre princípios do design, e mostrar casos de destaque nesse mercado.

17h30 – Marcas que conquistam a mente e o coração: Marcelo Nascimento, coordenador do curso Branding, vai mostrar uma visão contemporânea do branding, destacando os desafios do gerenciamento estratégico e as oportunidades do mercado. A gestão de uma marca vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa, envolve uma estratégia para alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor.

18h – Inspirações em Estampas: Adrianne Schreiner, coordenadora do curso Design de Superfície, vai promover a experimentação de técnicas de serigrafia em tecido e/ou papel usando telas serigráficas com máscaras (estêncil) para gerar formas gráficas diferenciadas, criando estampas que vão deixar qualquer superfície muito mais interessante.

Serviço:
Design Degustação
Data: 5 de novembro de 2016, às 11h
Local: IED (Av. João Luis Alves, 13, Urca)
Entrada gratuita
Inscrições: http://ied.edu.br/rio/acontece/eventos/design-degustacao-2/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here