- Publicidade -

Tatiana Kauss lança Caderno de Tereza, na Argumento do Leblon

Publicado em:

caderno-de-teresaTatiana Kauss começou a escrever em cadernos e diários ainda menina, adorava fazer cartas para as amigas e se destacava nas redações escolares. Já adulta, tornou-se profissional na arte da encadernação, ofício que ainda desempenha com muito amor, mas desejava ficar ainda mais perto das palavras. Quando engravidou do primeiro filho, há dez anos, redescobriu os livros infantis. Fez diversos cursos de literatura com nomes como Luiz Raul Machado, Ninfa Parreiras e Marcia Cristina Silva, cursou pós-graduação na área e, segue em busca desse universo.

Depois de colaborar com diversas obras infanto-juvenis, Tatiana Kauss lança seu primeiro livro, Caderno de Tereza (editora Motirô), dia 20 de novembro, na Argumento do Leblon. A obra, com quarta capa assinada por Luiz Raul Machado e ilustrações de Gina Secco, é destinada a crianças a partir de seis anos. Quem narra a história é o próprio diário da menina, que intercala frases e desenhos “feitos” por ela. Tereza é introspectiva, gosta de contar seus sentimentos, pensamentos e ideias. Ela se apaixona por um menino da escola e fica amiga de Bia, super internauta, que abre as portas para um mundo novo.

“Assim como Tereza, desde menina eu já desenvolvia essa relação íntima com a escrita secreta, com os diários e tinha também meus amores platônicos. Mas na época não tinha internet. Essa inserção do antigo com o novo surgiu em uma das oficinas literárias”, explica Tatiana.

O acesso das crianças à tecnologia e às mídias sociais chama a atenção da autora, que discute o tema com leveza. “Hoje em dia é comum crianças cada vez mais novas já estarem literalmente ligadas em tablets e joguinhos. A saída é achar um ponto de equilíbrio e resgatar o campo lúdico sempre que possível, com brincadeiras da nossa cultura popular e com trabalhos manuais que despertem a criatividade”, sugere a autora, mãe de dois meninos, de 9 e 3 anos.

Durante o lançamento do livro, a professora Monica Iriarte ensinará aos pequenos a arte da encadernação. Cada criança levará para casa um pequeno moleskine decorado por ela com carimbos, recortes, adesivos e outros adereços. Não serão realizadas etapas como costuras e forração das capas, para que meninos e meninas de todas as idades possam participar.

Tatiana lê e escreve diariamente e já tem diversas histórias prontas. A que mais gosta é O Lápis e o Menino, para crianças menores, ainda não alfabetizadas. “Elas podem ilustrar o livro e guardar seus desenhos para sempre”, diz a autora que pensa em lançá-lo em breve.

Sobre a autora – Formada em economia e moda, Tatiana Kauss cursou a pós-graduação Formação do Escritor, na PUC-RJ, e participou de diversas oficinas literárias principalmente no espaço Estação das Letras. Atualmente é uma das autoras da agência literária Um Círculo. Em 2010 foi coautora dos livros Folclore e Cultura Popular, da Coleção Vivenciar, publicados pela editora DCL. Em 2012 colaborou com a obra Da África e Sobre a África – Textos de Lá e de Cá, editora Cortez. É uma das criadoras do blog literário universos2016.wordpress.com, para o qual escreve regularmente. Possui uma estimada biblioteca infanto-juvenil com obras de autores renomados da nossa literatura e também traduzidos, que adora ler para seus dois meninos.

Serviço:
Lançamento: Caderno de Tereza
Data: 20 de novembro (domingo)
Local: Livraria Argumento Leblon (Rua Dias Ferreira, 417). Tel – 2239-5294
Horário: A partir das 16h. A oficina de encadernação será realizada entre 17h e 19h.
Preço do livro: R$ 45,00, capa dura
Autora: Tatiana Kauss
Ilustrações: Gina Secco
Editora: Motirô
Número de páginas: 33

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -