- Publicidade -

FALLEN

Publicado em:

fallenBaseado no Best-Seller escrito por Laura Kate, o filme conta como Luce Price descobre que o mundo onde vive não é ordinário, e que além de possuir uma missão, novos amigos a apoiando e alguns invejosos, se encontra perdida no dilema de um triângulo amoroso. Esta poderia ser a descrição de qualquer livro de romance juvenil dos últimos dez anos. O sucesso que faz enquanto livro, chega aos ouvidos de uma produtora de Hollywood que agarra a história com pretensão de altas bilheterias no cinema, Fallen, novo longa da H2O Filmes, segue exatamente a mesma trilha.

Lucinda (Addison Timlin) passou a vida toda se sentindo esquisita e diferente das outras pessoas. Ela achava que tinha problemas psicológicos, pois via sombras a seguindo por onde quer que fosse. Ninguém acreditava nela até que um dia a casa onde estava com o namorado Trevor pegou fogo misteriosamente. Culpada indevidamente pelo ato, é deixada pelos pais no reformatório Sword & Cross, instituto para menores infratores. Lá, conhece o bad boy Cam (Harison Gilbertson) e o misterioso Daniel (Jeremy Irvine), ambos possuem um longo passado que envolve a menina e suas reencarnações.

Daniel, Cam e seus companheiros, são anjos caídos, seu mundo está em guerra, e é necessário que escolham seus lados. Alguns, como Cam, escolheram se aliar à Lúcifer, outros à Deus, enquanto Daniel, não decidiu por nenhum dos dois, mas sim pelo amor humano. Em todas as reencarnações de Luce, ela e Daniel se apaixonam, mas por causa de uma maldição, ela sempre morre. O garoto permanece desolado por anos até a próxima reencarnação, quando ela já não se lembra de mais nada. Desta vez, nos tempos atuais, a garota é conquistada por Cam, que afirma não ser mais aliado do diabo, ela fica dividida, mas Daniel permanece a atraindo como em todas as suas vidas passadas.

Encerrada a percepção do grande clichê que a história é, observam-se as falas. Retiradas diretamente do livro, elas perdem a naturalidade quando pronunciadas em voz alta. Seria fácil culpar os atores, novos e inexperientes no ramo, mas de um livro sem profundidade, e da necessidade de resumi-lo em uma hora e meia, há um desafio. É preciso escolher entre ser fiel à obra original, e aguentar a reclamação dos que possuem senso crítico, ou mudar a maior parte da narrativa para dar início à algo novo, e talvez até melhor, do que aguentar a reclamação dos fãs. No caso, os roteiristas decidiram pela fidelidade da primeira.

Os personagens viveram por séculos, e deveriam ser representados em diversas Eras, mas a dificuldade em mostrar os traços desses períodos históricos, fez com que, na edição, as cenas mal conseguissem ser discernidas pelo público, pois ficam enevoadas na tela. Além disso, a maioria dos personagens tem asas, lutam ou precisam ser salvos, o que é mostrado claramente, porém tão diferente do que se pode realizar com a tecnologia atual, que parece ter havido uma falta de investimento nesse ramo. Os efeitos especiais  foram uma grande falha na produção.

Fica bem óbvio só pelo tema e assunto, que esse tipo de filme – baseado em livro, com triângulo amoroso e aspecto sobrenatural – já saiu de moda. E há muito tempo. Não há mais uma grande legião de fãs que acompanhem esse tipo de saga, e até mesmo os que acompanharam Fallen na época em que era apenas uma obra literária, já perderam o gosto, ele não é mais relevante ao público. Passaram-se sete anos desde o lançamento do primeiro livro, pessoas amadurecem nesse tempo e perdem o interesse pelo gênero.

A adaptação para os cinemas deixa um gancho para uma continuação, e é possível que hajam pré-adolescentes (público-alvo da versão cinematográfica) cujo interesse ainda se resuma à histórias de romance como essa. Contudo, essa nova geração está inserida em um mundo completamente diferente do que aquele para quem Lauren Kate, autora dos livros, escrevia. E mesmo que as cenas rápidas e a curta duração do filme tenham sido pensadas para essa geração “acelerada”, é difícil ver os anjos caídos fazendo algo, além de cair no esquecimento de algo que poderia ter feito mais sucesso se lançado há cinco anos atrás.

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -