- Publicidade -

Especial de Ação – 10 filmes selecionados pelo gênero que deixa o espectador preso na cadeira

Publicado em:

Todos nós somos amantes da sétima arte, certo? Adoramos um bom drama independente, um intenso suspense repleto de reviravoltas, filmes com uma qualidade cinematográfica fora do normal. Mas convenhamos que no fundo todo mundo gosta de assistir à um filme de ação de vez em quando. Um dos gêneros mais antigos do cinema, os filmes de ação são um show a parte, levando sempre o espectador para aventuras a flor da pele. Com isso, todos os anos nós recebemos uma enxurrada de novos filmes que tentam ser o novo clássico do gênero, mas qual deles consegue se destacar com o passar dos anos. Então pegue sua pipoca e segures se na cadeira, pois nós agora vamos ver alguns dos mais importantes filmes de ação.

Duro de MatarDuro de Matar
Abrindo a lista temos simplesmente o clássico Duro de Matar. Estrelado por Bruce Willis, que vive John McLane, o típico policial de Nova York que durante a véspera de Natal acaba entrando a perigosa missão de resgatar sua esposa e diversos reféns das mãos de um grupo de terroristas liderados pelo icônico Hans Gruber vivido por Alan Rickman, que tomaram conta do prédio Nakatomi Plaza. Uma premissa simples, mas executada com maestria transformou esse em um dos maiores clássicos de ação e acredite para muitos (eu inclusive) um filme clássico de Natal.

Rambo - Programado para matarRambo – Programado para matar
Não tem possibilidade de falar de filmes de ação sem mencionar o nome Rambo. Um dos inúmeros heróis de ação vivido por Sylvester Stallone, a franquia Rambo ganhou um destaque maior em sua primeira sequência, onde ele abraça o gênero e coloca a típica situação dos filmes de ação em especial dos anos 80, a questão de um homem contra um exercito. Já no primeiro filme nós vemos uma menos de um típica banho de sangue e mais um olhar profundo na mente de um assustado veterano do Vietnã que se recusa a abaixar a cabeça para as autoridades. Stallone em sua melhor fase como herói de ação.

Máquina MortíferaMáquina Mortífera
O modelo a ser seguido por todos os filmes de ação do estilo “buddy cop”, a típica fórmula onde nos temos dois personagens completamente diferentes um do outro que são forçados a trabalharem juntos. A dupla de policiais formada por Riggs (Mel Gibson) e Murtaugh (Danny Glover) apresentam diferenças claras em suas personalidades o que permitem que um complete o outro. Isso também se sobressai graças à química dos dois atores e do texto afiado escrito por Shane Black.

exterminador 2 

Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
O Exterminador dessa vez retorna ao passado para salvar John Connor, o futuro líder da resistência humana na guerra contra as máquinas. Arnold Schwarzenegger consolidou seu nome em Hollywood com o primeiro filme da franquia Exterminador do Futuro, mas em O Julgamento Final que nós vemos um show de efeitos visuais e sequências de ação que explodiram as cabeças do público inicio dos anos 90. Além de ser o responsável por apresentar ao público a canção You Could Be Mine do Guns N’ Roses .

John WooO Matador
Um dos mais icônicos filmes de John Woo e um dos mais importantes da parceria do diretor com o ator Chow Yun-Fat, define totalmente o estilo visual do diretor e apresenta diversos elementos que seriam copiados em outros filmes de ação. Se você nunca viu uma cena com uma pomba branca voando em câmera lenta ou uma cena com uma pequena capela totalmente iluminada por velas você nunca assistiu a um filme de John Woo.

Velocidade MáximaVelocidade Máxima
Descrito por muitos como o Duro de Matar em um ônibus, o filme Velocidade Máxima é protagonizado por Keanu Reeves, um dos principais astros de ação dos anos 90. Imagine a situação, uma bomba é colocada em um ônibus e se ele reduzir para menos de 50km/h essa bomba irá explodir. Essa é a fórmula perfeita para um emocionante filme, repleto de reviravoltas e que apresenta uma grande dupla formada por Reeves e Sandra Bullock.

The Matrix The Matrix
Marcando o fim dos anos 90 as irmãs Wachowski apresentaram uma das maiores revoluções no gênero de ação e ficção científica. Nesse filme fomos apresentadas a novos conceitos para o gênero e inovações em estética e efeitos visuais, como a agora icônica técnica do “bullet time”. Tudo é grandioso em Matrix, desde as sequências de perseguição até as cenas de lutas que são formidavelmente bem coreografadas, com muita inspiração nos filmes de kung fu. Além de introduzir um interessante universo que foi expandindo em duas sequencias e livros.

O Ultimato BourneO Ultimato Bourne
A Identidade Bourne reinventou os filmes de ação e espionagem, mas foi em O Ultimato Bourne, que nós temos o ápice das adaptações dos livros de Robert Ludlum. Vencedor de três Oscar, o filme tem Matt Damon em seu melhor momento como o a arma humana criada pela CIA, em busca das respostas sobre o seu passado. Todos os momentos de tensão e as perseguições nesse jogo de gato e rato são retratados de forma muito competente pelo diretor Paul Greengrass.

Busca ImplacávelBusca Implacável
Aos 55 anos o ator Liam Neeson foi elevado ao status de herói de ação com essa produção de Luc Besson. No filme acompanhamos o o ex agente do governo Bryan Mills, que inicia uma busca implacável para resgatar sua filha que foi sequestrada por traficantes de mulheres quando ela viaja para Paris com uma amiga. A disposição de Neeson para cenas de ação, em especial a perseguição ao suspeito no aeroporto em Paris já valem o filme. O filme ainda rendeu duas continuações e uma adaptação para a televisão que irá estrear em 2017. E eu garanto que você já falou para alguém o famoso discurso do “eu possuo um conjunto de habilidades especiais”.

Velozes e Furiosos 5 Operação RioVelozes e Furiosos 5: Operação Rio
A mais atual e talvez uma das mais importantes e longínquas franquias de ação, Velozes e Furiosos começou como uma simples imitação de Caçadores de Emoção, mas foi em seu quinta filme que a franquia ganhou nova vida. Após fracas sequencias o longa que se passa no Rio de Janeiro junta pela primeira vez toda a equipe de protagonistas liderados por Vin Diesel e Paul Walker e conta com a adição do maior astro de ação da atualidade, Dwayne Johnson. E apostando em um estilo de filmes de assalto e levando as sequências de ação para os níveis do absurdo. Velozes e Furiosos irá estrear seu oitavo filme em 2017, mas já tem garantida a produção de pelo menos mais dois filmes.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -