- Publicidade -

TANGO E SUAS MILONGAS COM O GRUPO CORDA NA SALA CECÍLIA MEIRELES

Publicado em:

Nikolay Sapoundjiev, Emilia Valova, Ana Azevedo e Lipe Portinho há muito tempo tinham o desejo de formar um grupo de câmara. Queriam, porém, que o conjunto tivesse o frescor da modernidade, por isso resolveram chamar como quinto elemento o grande baterista André Tandeta, e escolheram interpretar obras do maestro Astor Piazzolla. O resultado é um show com mais de uma hora da melhor música porteña. Com uma formação nada convencional, esse foi o início do grupo CORDA.

Na formação original do tango os instrumentos são violino e violão. Depois, com a invenção do bandoneon na década de 30, os marujos da região da Bocca agregaram definitivamente esse timbre aos grupos. No caso do CORDA, apesar da existência de um grande violinista, quase todas as composições foram “desconstruídas” para que o violoncelo pudesse estar no colorido das obras – não só no lugar do bandoneon, mas várias vezes também como solista das partes de violino. Esse tipo de arranjo criou uma simbiose entre os contrapontos e uma nova estrutura para as composições, que adquiriram sonoridades surpreendentes para uma obra tão consagrada. O mesmo trabalho foi feito nos outros instrumentos, que tiveram que se adaptar e achar novos espaços para que a polifonia soasse harmônica. Inclusive a bateria, que não existia no quinteto original de Piazzolla, adquire no grupo um papel melódico, não só rítmico, sublinhando frases e ostinatos.

Dessa forma, violino, violoncelo, contrabaixo, piano e bateria criam um som único dentro de uma obra emocionante e apresentam um espetáculo de melodias belíssimas – com clássicos e algumas composições menos conhecidas, porém brilhantes – que traduzem com paixão e virtuosismo a importância e a transcendência de Astor Piazzolla, sem dúvida um gênio da música e um dos compositores mais importantes do século XX.

Programa : Obras de Astor Piazzola
Verano Porteño
Otono Porteño
Invierno Porteño
Primavera Porteña
Kicho
Oblivion
Scualo
Romance Del Diablo
Retrato de Milton
Muerte Del Angel
Adiós Noniño

Serviço:
Grupo Corda
Local: Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro)
Data e hora: sexta-feira, dia 3 de fevereiro às 20h
Ingressos: R$ 40,00
Ingressos disponíveis na bilheteria da Sala Cecília Meireles ou através do site www.ingressorapido.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -