- Publicidade -

“A SERPENTE”, de Nelson Rodrigues no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em Ipanema

Publicado em:

O coletivo OS QUERIDOS DE GUILHERME, formado a partir de Oficinas Práticas de Teatro no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, localizado na casa onde o célebre empresário e produtor morou em Ipanema, apresenta a leitura dramatizada da peça “A SERPENTE”, de Nelson Rodrigues, no dia 07/02, terça-feira, às 20h, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em Ipanema.

Com direção de Rose Abdallah, o texto será lido pelos atores do elenco do coletivo Queridos de Guilherme: André Martins, Rafael Millon, Rose Firmino, Simone Vidal e Stella de Paula, com a participação especial de José Carlos M. de Mello.

Última obra do autor, de 1978, lançada em 1980, pouco antes de sua morte, “A Serpente” é o texto mais curto de Nelson, mas que não deixa de trazer os principais elementos que marcaram sua dramaturgia. Com ritmo ágil, em apenas um ato Nelson apresenta um drama familiar no qual duas irmãs, Lígia (Stella) e Guida (Simone), travam uma disputa pelo amor de um mesmo homem. Para acalmar a aflição da frustração pela impotência sexual de Décio (Rafael), marido de Lígia, Guida oferece à irmã uma noite de sexo com seu marido, Paulo (André), por quem ela acaba se apaixonando.

Décio, por sua vez, recobra sua virilidade com a empregada doméstica (Rose), e volta ao apartamento onde os dois casais viviam para tentar consumar e salvar o casamento, recentemente desfeito. A experiência com o marido de Guida acaba por destruir o amor fraternal das duas irmãs, jogando-as num caldeirão de sentimentos no qual se misturam arrependimento, rancor, ódio e loucura, conduzindo a família a uma tragédia. José Carlos, no papel de observador do drama, conduz as cenas com a leitura das rubricas do texto de Nelson.

Ciclo de leituras – Nelson Rodrigues
Esta leitura dá continuidade ao Ciclo de Leituras Dramatizadas das obras do autor Nelson Rodrigues, realizado pelo coletivo sob coordenação da atriz e diretora Rose Abdallah. O ciclo estreou em abril com o texto “Viúva, Porém Honesta”, que contou com as participações especiais de Tiago Lacerda e Rogéria, e seguiu em maio com “Mulher Sem Pecado”, dirigida por Filomena Mancuzo.

Em junho foi lido o texto “Os 7 Gatinhos” com as participações de Tonico Pereira, Cristina Pereira e Igor Cotrim, e em julho “Valsa Nº6”, com participação de Guta Stresser. Em agosto, mês dos jogos olímpicos Rio 2016, o coletivo realizou uma encenação das crônicas de Nelson Rodrigues sobre futebol, paixão do autor, reunidas no livro “À Sombra das Chuteiras Imortais”, de Ruy Castro. No mês de setembro foi lida a peça “Senhora dos Afogados”, com direção de Martha Ribeiro e participação de atores convidados do projeto de teatro performativo da UFF, seguida, no mês de outubro, pelo texto “Boca de Ouro”, com as participações de Thiago Lacerda, Vanessa Gerbelli, Juliana Martins, Gustavo Ottoni e Paulo Sabino.

No final de novembro, encerrando o ano de 2016, o coletivo apresentou a leitura de “Anjo Negro”, com direção de Daniel Dias da Silva, e as participações de Marcus Liberato, Vanessa Lóes, Anna Paula Black, Damiana Inês, Stella Freitas, Cirilo Luna, Pablo Ramoz e Paulo Sabino.

SERVIÇO:
Leitura Dramatizada de “A SERPENTE”, de Nelson Rodrigues
Local: Gabinete de Leitura Guilherme Araújo (Rua Redentor, 157 – Ipanema)
Data: 07 de fevereiro – terça-feira
Horário: 20h
GRATUITO (sujeito à lotação)
Classificação livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -