O IED Rio Istituto Europeo di Design apresenta no próximo dia 9 de fevereiro, às 19h, o seu terceiro curso aberto e gratuito de Verão, o IED Parla Verão, com o tema Design no Mercado Editorial, e vai discutir a atuação dos profissionais criativos no mercado de publicações nacionais. O bate papo será apresentado pela coordenadora do curso Master Design Editorial, Maria Helena Pereira da Silva, e os convidados Alice Galeffi, Elisa Ventura e Felipe Taborda. As inscrições podem ser feitas previamente pelo site http://iedr.io/iedparla-editorial.

O mercado editorial brasileiro está em transformação, mais livre e com novas tecnologias que abrem espaço para publicações com conteúdo de qualidade e requinte visual. É preciso que os profissionais da área sejam criativos, atualizados e aptos para criar produtos diferenciados que estimulem o interesse pela leitura como uma prática social e um bem cultural.

SOBRE OS CONVIDADOS
Alice Galeffi é editora e designer gráfica. Formada em História da Arte e Comunicação pela Auckland University (Nova Zelândia), cursou Curadoria e Teoria Crítica na Chelsea University, e Design Gráfico na Central Saint Martins, ambas em Londres. Hoje ela dirige a editora Guarda-Chuva, edita a revista de arte “Nin – naked for no reason”, da qual também é responsável pelo design gráfico, e recentemente recebeu uma bolsa para cursar Publishing em Yale (Estados Unidos).

Elisa Ventura é proprietária da Blooks Livraria e produtora cultural. Foi durante 18 anos sócia da Aeroplano Editora. Faz parte da diretoria da ACEC que organiza entre outros eventos a FLUPP (Festa Literária das Periferias).

Felipe Taborda é um designer gráfico carioca. Formado pela PUC / RJ, estudou cinema e fotografia na London International Film School (Inglaterra), Communication Arts no New York Institute of Technology e Graphic Design na School of Visual Arts (EUA). Desde 1990 tem seu próprio escritório, atuando principalmente na área cultural, editorial e fonográfica. Em 2008 lançou seu livro “Latin American Graphic Design”, publicado pela Taschen. Em 2014 a St Johns University, em Nova York, realizou a mostra individual “Another Point of View”, uma extensa retrospectiva abrangendo seus 30 anos de trabalhos gráficos.

Maria Helena Pereira da Silva é arquiteta, designer na Azeviche Design, desenvolve projetos gráficos, editoriais e design visual em espaços culturais. É professora e coordenadora do curso Master em Design Editorial no IED Rio. Embaixadora do Design e membro do Comitê do Design Latino, Universidade de Palermo, Buenos Aires. Foi professora de design gráfico editorial, tipografia e representação gráfica na Universidade Salvador – Unifacs e na Escola de Belas Artes – UFBA. Coordenou as oficinas de design do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Em 2005, criou o projeto educacional GiRO Design Social.

Serviço:
IED Parla Verão | Design no Mercado Editorial
Data: 9 de fevereiro de 2017, às 19h
Local: IED (Istituto Europeo di Design) – Av. João Luis Alves, 13, Urca

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here