- Publicidade -

Fundação Ema Klabin promove projeto Tramas Culturais

Publicado em:

A Fundação Ema Klabin promove a partir do dia 9 de março o projeto Tramas Culturais , que fará uma viagem no tempo pela história da música norte-americana. Serão quatro encontros nos meses de março e abril (quintas-feiras, às 19h30), orientados pelo professor, guitarrista e historiador Marco Prado.

Os encontros abordarão uma parte importante da trajetória da música americana evidenciando o contexto histórico dos diferentes estilos. Serão apresentados os maiores expoentes de cada período e a influência que exerceram no cenário musical do século XX.

“O objetivo é mostrar como se desenvolveu a música americana, que inspirou pessoas e músicos nas mais variadas partes do mundo e que contribuiu para a diversidade musical do século XX”, explica Marco Prado.

De acordo com Prado, as aulas evidenciam a trajetória de uma parte da música norte-americana associada ao início do Blues rural, nas fazendas de algodão do delta do Mississipi, passando pelo começo do Jazz em Nova Orleans, chegando até ao advento do Rock and Roll.

Para tecer a trama cultural, onde todos os participantes estejam envolvidos, as aulas expositivas serão cercadas de boa música ao vivo, vídeos e troca de ideias. A cada encontro haverá apresentações musicais de Marco Prado e artistas convidados.

Marco Prado é professor, guitarrista e historiador pela USP e pós-graduadoo pela PUC-SP. Estudou Composição e Regência na UNESP e História da Cultura e Composição na Itália (Roma e Òstia). Atuou em grupos musicais e acompanhou artistas como: Bixo-na-Broa,Banda Crime, Plânctons,Tom Zé, Jarbas Mariz, José Miguel Wisnik, Mestre Fuba, Aldo Brizzi Itália,Balé Corpo (MG), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. É Autor de diversos métodos de violão e guitarra, artigos e vídeo-aulas. Professor das disciplinas de apoio da EMESP-Tom Jobim e integrante da banda “Chá de Pólvora” que lançou seu primeiro CD independente em 2014.

1ª aula – 09/03: Panorama da história americana depois da Guerra Civil. O desenvolvimento americano e as diferenças fundamentais entre o Norte e o Sul do país.

A música no Mississipi e o Blues rural. O início do Jazz. Os primeiros autores e intérpretes (Charlie Patton, Big Bill Broonzy, Sun House, Robert Johnson, Jelly Roll Morton, Scott Joplin entre outros). A importância de Louis Armstrong e seus contemporâneos para a transformação da música popular nos EUA. A música country e a música nas igrejas;

2ª aula – 23/03: Guerras mundiais e o contexto para o aumento do movimento imigratório aos EUA. A influência dos imigrantes na cultura americana e a importância da música europeia nas transformações ocorridas pela chegada de compositores, intérpretes e construtores de instrumentos em solo americano. A música feita para o cinema, os Standards e as canções. As escolas de música nos EUA e os músicos de sólida formação;

3ª aula – 06/04: Segregação racial e luta pelos direitos civis. O movimento migratório de músicos e artistas para o norte do país. A Era do Swing, o Bebop e os outros estilos do Jazz. O Blues elétrico em Chicago, as novas gravadoras investindo em artistas ligados ao Rhythm and Blues. Os principais músicos das décadas de 1940 e 1950. As principais características melódicas, harmônicas, formais e estruturais transformadas pela eletrificação e pelo desenvolvimento tecnológico relacionado ao mercado musical;

4ª aula – 27/04: Afirmação da cultura e da influência americana no mundo com a Guerra Fria. Os principais movimentos sociais e culturais nas décadas de 1950 e 1960 e suas ligações com a produção musical. O começo do Rock and Roll (Chuck Berry, Little Richards e Elvis Presley) A Contracultura, as Experiências sonoras e o desenvolvimento tecnológico do período. Os Grandes festivais (Monterey Pop e Woodstock). A música na Inglaterra, e no Brasil influenciado pela música americana. O Jazz-rock e a mistura musical (Miles Davis, Jimi Hendrix e Frank Zappa).

Serviço:
Tramas Culturais – O Blues, o Jazz e o Rock and Roll – A história da música americana e sua influência no mundo 
Horário: 19h30 às 21h
Entrada Gratuita
30 vagas por ordem de chegada.
Local: Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo)
Não há estacionamento no local

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -