- Publicidade -

Inteligente e perspicaz, “Psicopata Americano” é um clássico Cult moderno

Publicado em:

Bom, como preparar alguém para o filme Psicopata Americano? De cara devemos deixar claro que ele é uma comédia de humor negro e que não deve ser levada a sério. Afinal todos os exageros apresentado tem o intuito de satirizar e apontar os problemas que a obsessão com o “american way of life” podem causar.

Lançado no ano de 2000 o filme foi envolto de muito polêmica, mesmo não sendo tão violento quanto o livro de mesmo nome do autor Bret Easton Ellis no qual ele foi baseado. O longa foi perseguido pela Motion Picture Association of America, que um ano antes fez a mesma coisa com o filme Clube da Luta, mostrando que definitivamente não estávamos preparados para esse tipo de crítica naquele momento.

Repleto de longos e poderosos monólogos e frases de impacto que se tornaram clássicos instantâneos, o filme estrelado por Christian Bale conta à história de Patrick Bateman, um belo e jovem cidadão da alta sociedade de Manhattan que trabalha como investidor da bolsa de valores de dia, mas a noite para preencher o vazio causado pelo individualismo exagerado dos anos 80 encontra uma simples solução: matar.

Esse é o principal filme da curta carreira da diretora Mary Harron, que faz um trabalho brilhante na condução da história e na direção dos seus atores, em especial Christian Bale que encontra o equilíbrio perfeito da psicopatia de Patrick com o humor negro apresentado no texto de forma inteligente e perspicaz. Fazendo cenas como a de Bale correndo nu com uma motosserra atrás de uma prostituta funcionar, exatamente pela maneira que ela é escrita, dirigida e atuada.

Assim apresentando um verdadeiro comentário sobre o narcisismo e a ganância presentes na cultura yuppie americana em especial nos anos 80, o controverso filme Psicopata Americano apresenta um ácido humor em meio ao banho de violência, que acaba o colocando no patamar de um clássico Cult moderno e que pode ser assistido a qualquer momento no catálogo da Netflix.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -