- Publicidade -

Especial Dia do Amigo – 10 filmes sobre amizade de diversos gêneros

Publicado em:

Já dizia Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”. Amizades verdadeiras são aquelas que te fazem pensar nas pessoas queridas como uma família e você está lá para ajuda-los tanto quanto sabe que pode contar com eles. No Brasil, o dia 20 de julho comemora o Dia do Amigo, assim estipulado porque um argentino mandou quatro mil cartas a lugares diferentes do mundo para comemorar a chegada do homem à lua. Ele queria demonstrar que esse feito histórico era fruto da harmonia do homem a seus semelhantes, e que nada é impossível se for feito com união. Para comemorar a data que tal assistir alguns filmes sobre amizades de diversos tipos e formas, mas certamente verdadeiras? Aqui vão dez recomendações.

O Cão e a Raposa
A Disney não poupa esforços para contar histórias emocionantes em um formato inocente. Em “O Cão e a Raposa”, filme de 1981, uma amizade inocente entre dois inimigos naturais leva a situações cômicas e conflitos na idade adulta. Dodó é uma raposinha órfã que foi adotada por uma senhora depois de ter a mãe morta por um caçador. Ela cresce ao lado de Toby, um filhote de cão de caça, e os dois se tornam grandes amigos.

Meninas Malvadas
Construir amizades nem sempre é fácil. Na época da escola você pode naturalmente se juntar aqueles com interesses como os seus ou se esforçar ao máximo para se juntar com os populares e descobrir que o que mais queria já estava ao seu lado desde o começo. Na hilariante comédia escrita por Tina Fey, a adolescente Cady Heron foi educada na África pelos seus pais cientistas. Quando sua família se muda para os subúrbios de Illinois, Cady finalmente vai para escola pública e recebe uma rápida introdução às leis tácitas de popularidade que dividem seus colegas. Sem querer, ela encontra-se no meio de um grupo de elite de estudantes apelidados de As Plásticos, mas Cady logo aprende porque o seu novo grupo de amigos ganhou este apelido.

E.T. – O Extraterrestre
Amigos vem em todos os tamanhos e formas, e é importante estar sempre aberto a amizades com pessoas tão diferentes de você mesmo. Na categoria de “amizades improváveis”, temos o clássico “Free Willy” e “Lilo Stich”, mas para o número três dessa lista, é impossível deixar de mencionar o alienígena mais adorado dos anos 1980. Dirigido pelo gênio Steven Spielberg, “E.T. – O Extraterrestre” conta a história de Elliot, que faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que é desamparado na Califórnia, longe do seu planeta. A conexão que surge entre os dois transcende e ultrapassa os limites da razão, mas nenhum dos dois quer desistir um do outro.

Conta Comigo
Passar momentos e ter que ultrapassar obstáculos juntos é uma forma de se solidificar uma amizade, além de prova de que esse relacionamento irá persistir por quaisquer problemas que encontra a frente. Em “Conta Comigo” é exatamente isso que acontece com um grupo de amigos. Após um desconhecido ser morto acidentalmente, perto de suas casas, quatro meninos, de Oregon, decidem ver o corpo. No caminho, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp encontram um homem em um pântano cheio de sanguessugas. Começando como uma simples brincadeira, a aventura dos garotos evolui para um evento marcante em suas vidas.

Débi e Loide: Dois Idiotas em Apuros
Quando ficamos muito próximos de alguém e passamos muito tempo juntos, é natural que os trejeitos de um passem para o outro. De vez em quando, as pessoas chegam a confundir os dois e trocam nomes, e às vezes foi a semelhança no jeito de viver que atraiu a amizade dos dois. Em “Débi e Loide: Dois Idiotas em Apuros” dois amigos, interpretados por Jim Carrey e Jeff Daniels, vão para Aspen, no estado do Colorado para tentar devolver uma maleta esquecida pela passageira da limusine que um deles estava dirigindo para o aeroporto. Sem saber que na mala havia uma quantia enorme de dinheiro, que serviria para pagar o resgate de um sequestro, os dois acabam sendo perseguidos pela polícia e por assassinos profissionais.

Amizade Colorida
Não tão raramente uma amizade acaba se transformando em amor. O medo de perder a cumplicidade caso o sentimento não seja mútuo é o que deixa tantas possíveis paixões escondidas para sempre. Contudo, arriscar pode ser o primeiro passo de uma linda história de amor. Em “Amizade Colorida”, Jamie é uma recrutadora em Nova York que convence Dylan, um diretor de arte de Los Angeles, a aceitar um emprego na revista GQ, em Manhattan. Os dois descobrem que têm muito em comum e se tornam amigos. Traumatizados por vários romances com finais infelizes, Dylan e Jamie decidem parar de procurar o amor verdadeiro e cair na diversão. Os dois melhores amigos tentam acrescentar sexo ao relacionamento sem se preocupar com o desenvolvimento de sentimentos, mas é inevitável e as coisas ficam complicadas.

Antes de Partir
Nunca paramos de fazer amigos e eles podem surgir nos momentos mais improváveis. “Antes de Partir” conta a história da amizade do bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers, dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital. Quando se conhecem, resolvem escrever uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.

Sex and The City
Quatro anos após os eventos da série televisiva (que é baseada em um livro de Candance Bushnell), as quatro amigas que dominam Nova York cada uma à sua forma e juntas vivem mocidades na meia-idade, se reúnem para contar mais algumas de suas lições sobre amor, família, e é claro, amizade. Neste longa, Carrie está em um relacionamento sério com seu namorado, Big. Samantha sobreviveu a um câncer e mantém um relacionamento monógamo com Smith Jerrod. Charlotte e seu marido moram na Park Avenue. E Miranda, no Brooklyn, sente a pressão da vida familiar.

Despedida em Grande Estilo
Na hora do desespero você sabe que sempre pode contar com seus amigos para as loucuras que vierem à mente. Em “Despedida em Grande Estilo” Desesperados por pagar as contas e corresponder às expectativas de seus amados, três amigos, Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin), arriscam tudo em um lance ousado para acabar com o banco que desapareceu com seu dinheiro.

O Menino do Pijama Listrado
Amizades de verdade não entendem o significado de preconceito e defendem um ao outro das injustiças de julgamento. Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida. Este drama fala sobre questões de extrema importância enquanto retrata uma amizade que desafia o tempo e mostra um dos elementos mais importante de uma amizade: amor incondicional.

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -