- Publicidade -

“Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” está na programação do festival X-Tudo Cultural

Publicado em:

Parte da programação do festival X-Tudo Cultural, o monólogo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” celebra a genialidade e a obra do grande escritor brasileiro no palco do Teatro SESI Centro na próxima sexta-feira, dia 14, às 19h30, em uma apresentação única.

O espetáculo, interpretado pelo ator Hilton Cobra, com direção de Fernanda Júlia (do Grupo Nata de teatro, da Bahia) e dramaturgia de Luiz Marfuz, propõe uma imersão na contribuição da obra do provocativo escritor, celebrando os 135 anos de seu nascimento, os 15 anos da Cia dos Comuns e os 40 anos de carreira artística de seu diretor Hilton Cobra.

O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando os eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia e para esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores? ” A partir desse embate com os eugenistas a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.

A narrativa ganha força com trechos dos filmes “Homo Sapiens 1900” e “Arquitetura da Destruição”, ambos cedidos gentilmente pelo cineasta sueco Peter Cohen. O cenário, de Marcio Meirelles, um verdadeiro manifesto de palavras, contribui para a força cênica juntamente com o figurino de Biza Vianna, a luz de Jorginho de Carvalho, a direção de movimento de Zebrinha e a música de Jarbas Bittencourt.

Os atores Lázaro Ramos, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade, todos amigos e admiradores do trabalho de Cobra, emprestam suas vozes para a leitura em off de textos de apoio à cena.

SERVIÇO:
Traga-me a cabeça de Lima Barreto!
Local: Teatro SESI (Av. Graça Aranha nº 1, Centro)
Ingressos: R$ 10,00 (Inteira) – R$ 5,00 (Meia) (www.ingressorapido.com.br)
Data: sexta-feira, 14 de Julho de 2017
Horário: 19h30
Classificação: 16 anos
Capacidade: 338 Lugares
Duração: 60 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -