- Publicidade -

ShakesPirando, palhaços levam a experiência do teatro para crianças da periferia

Publicado em:

Neste domingo, dia 17/09, às 18h, a Cia Canta Circo & Teatro apresenta a premiada peça infantil “ShakesPirando”, na Casa de Cultura Santo Amaro, na região da zona sul da capital paulista. Como parte de uma primeira experiência de teatro para o público infantil, o grupo conta a vida e a obra de Shakespeare e seu legado no teatro, em práticas e costumes que perpetuam até os dias de hoje. O legado do escritor inglês é tão importante que entre suas diversas contribuições para a arte da dramaturgia, está a instituição da compra de ingressos e bilheterias no teatro, assim como a forma de organizar a plateia, que nobreza e plebe ocupasse o mesmo ambiente.

Os palhaços Cuíca e Batatinha se utilizam de linguagem e referências acessíveis para todos os públicos para contar as histórias de Hamlet, Romeu e Julieta, O Mercador de Veneza e Henrique V. Referências como Star Wars, Galinha Pintadinha, Minions e outras do atual repertório infantil são utilizadas para aproximar as obras do espectador.

“Contar Shakespeare para crianças e leigos usando técnicas de palhaço requer um pouco de cuidado. A gente não quer desvalorizar a história original com o humor, o que a gente faz é agregar valor cômico à história e assim ela se torna acessível”, afirma o ator e palhaço Weslei Soares, integrante do grupo. Com música, humor, mágica, acrobacias e interatividade, o grupo retoma um traço que sempre foi característica do escritor inglês do século XVI, o “popular”.

Com a peça “ShakesPirando”, a Cia Canta Circo & Teatro já circulou tanto pelo Brasil quanto por terras estrangeiras, sendo selecionados para o 40º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro – Espanha (2017), V Festival Shakespeare de Buenos Aires – Argentina (2015), I Festival Shakespeare de Montevideo – Uruguai (2015). Em 2014, participaram do XV Festival de Teatro de Guaçui no Espírito Santo, vencendo o prêmio de Melhor Pesquisa e Linguagem de Teatro Infantojuvenil e recebendo indicações para Melhor Ator (João Rocha e Weslei Soares), Melhor Direção e Melhor espetáculo pelo Júri Popular. No mesmo ano, participaram do Festival Nacional Ipitanga de Teatro, vencendo as categorias Destaque Teatro infanto-juvenil, Melhor Ator (João Rocha), Melhor Ator Coadjuvante (Weslei Soares).

Sinopse: Os palhaços Cuíca e Batatinha encontram um livro no meio do caminho, esse objeto que parece perdido ou jogado fora serve de inspiração para essa dupla contar e encenar muitas histórias, realizar muitas brincadeiras e interagir com a plateia. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, os dois palhaços contam um pouco sobre a vida, obra e legado de Shakespeare e mostram que o autor do Milênio, era muito popular no seu tempo e pode ser popular nos dias de hoje.

Serviço
ShakesPirando
Local: Casa de Cultura Santo Amaro (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)
Data: 17 de setembro
Horário: 18 horas
Duração: 55 minutos
Ingresso: Gratuito
Público: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -