- Publicidade -

Claudia Manzo mistura ritmos da cultura latino-americana em álbum solo

Publicado em:

antora, compositora e instrumentista chilena, radicada em Belo Horizonte há cinco anos, Claudia Manzo lança seu primeiro disco solo, “America por una Mirada Femenina”.

Como não poderia deixar de ser, “America por una Mirada Femenina” é um disco essencialmente feminino e feminista. Com produção musical, direção artística, composições e arranjos assinados por Claudia (que também gravou violão, cuatro e cajon), o álbum conta com 11 faixas autorais, nas quais ela canta em espanhol, português e até “portunhol”. “Me sinto muito confiante com o resultado. Percebo que estou inteira ali”, afirma a cantora, comentando sobre a mistura de gêneros e sonoridades que marca o trabalho. “Misturo diversos ritmos da cultura latino-americana, mas não de forma purista. Tem maracatu desconstruído, festejo, landó, cueca. Tem até uma mistura de ijexá com rumba”, adianta.

Gravado no Estúdio Motor, com produção de Rafael Dutra, o disco contou com uma banda-base de primeira linha, formada pelo violonista André Milagres (que divide a direção musical com Claudia), pelo percussionista João Paulo Drumond e pela contrabaixista Camila Rocha. As participações transitam, majoritariamente, pela rede de artistas mulheres que Claudia conectou desde que chegou em Belo Horizonte. Além de Déa Trancoso e Irene Bertachini – que assinam “Uroboro”, única música não composta por Claudia -, cantam no disco as também mineiras Laís Lacorte, Michelle Andreazzi, Roberta Arruda e Bárbara Barcelos, além da argentina Flor Bevacqua e da colombiana Orito.

“No Chile, minhas referências na música eram mulheres compositoras e, aqui no Brasil, percebo que a referência geralmente é a mulher como intérprete, com um homem por trás da produção e dos arranjos. Por isso, é muito importante destacar a participação dessas cantoras, que também compõem sua própria música”, reflete Claudia. “Minha vontade é dizer para as colegas que nós podemos fazer. Temos uma capacidade musical muito forte”, ressalta a cantora, que desde 2015 organiza o bloco Bruta Flor.

Entre os demais músicos convidados do álbum estão Di Souza, João Arruda, Jeferson Leite, Jorge Manzo, Belisario Tonsich (que também participa do show) e Marcelo Preto, do Barbatuques. “Eu já mantinha um contato com o Marcelo pela internet, mas não nos conhecíamos. Pedi para ele compartilhar a página do crowdfunding e ele me respondeu dizendo que queria gravar uma música no disco. Fui para São Paulo e gravamos juntos ‘Nuestra Fiesta’. Fiquei muito emocionada, ele foi incrivelmente generoso”, conta Claudia, lembrando que o disco foi viabilizado através de uma exitosa campanha de financiamento coletivo. “Sou muito grata a cada pessoa que colaborou. Não fossem elas, esse sonho não teria virado realidade”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -