- Publicidade -

Dia do Design ganha programação especial no IED Rio e Istituto Italiano di Cultura

Publicado em:

O Rio de Janeiro dá a largada para as comemorações em todo o país, com a palestra aberta do celebrado designer italiano Davide Rampello, no dia 1º de março, aniversário da cidade.

A segunda edição da comemoração do Dia do Design Italiano no Mundo, 1º de março, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália em todos os países, a partir de sua rede de embaixadas e consulados, e de seu braço cultural, o Istituto Italiano di Cultura. No Brasil, a programação será coordenada pelo IED Rio (Istituto Europeo di Design), e abrangerá eventos em várias capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília.

No Rio de Janeiro as atividades, todas abertas e gratuitas, serão realizadas no IED, na Urca, e no Istituto Italiano di Cultura, no Consulado Italiano. O ponto de partida será no próprio dia 1º de março, aniversário da cidade, com uma palestra aberta e gratuita no IED, às 19h, do aclamado designer italiano Davide Rampello (1947), diretor artístico do carnaval de Veneza entre 2011 e 2015, curador de importantes exposições e presidente da Trienal Milão de 2003 a 2011, e diretor de televisão. Ele irá falar sobre sua experiência no design do entretenimento e de grandes eventos, com o tema: “O design: a origem da cultura do projeto”.

Do dia 2 (sexta-feira) a 4 de março (domingo), o IED Rio manterá suas portas abertas ao público, para receber visitantes interessados em conhecer a instituição – que de 1933 a 1946 abrigou o Cassino da Urca – seus cursos e os trabalhos de parceria desenvolvidos por seus alunos e professores. As atividades programadas são:
28 de fevereiro, às 19h30 – IED Parla: Arquitetura Sensorial, com Juliana Neves
1º de março, às 19h – palestra de Davide Rampello
03 de março – Design Degustação
04 de março – Fábula (Farm) + Juntinha local

O Istituto Italiano di Cultura, instalado no histórico edifício do Consulado Italiano, promoverá, no dia 5 de março a exibição do filme “Il treno di Sottsass” (2017), de Valeria Parisi, e no dia 6 de março uma aula aberta de Marcello Perongini, historiador da arte, gerente de comunicação e marketing do IED Rio, e fundador do grupo Artitalia, sobre “Il Disegno e Monna Lisa”. As duas atividades são gratuitas e realizadas às 19 horas.

Fabio Palma, diretor do IED Rio, diz não ser “por acaso que o IED seja, pelo segundo ano consecutivo, parceiro do governo italiano nesta iniciativa em todo o território nacional”. “A questão central desta edição comemorativa do design italiano é a sustentabilidade, fundamental para profissionais de qualquer setor econômico, e é uma das premissas que norteiam todo o nosso ensino”, explica. Ele observa que a obra de restauro e revitalização do edifício da parte de trás do IED, que abrigará o Centro de Inovação do IED, será feita com critérios de sustentabilidade, “confirmando nosso compromisso com a sustentabilidade”. “Será o primeiro edifício tombado inteiramente sustentável do Brasil”, acentua.

A programação do Dia do Design Italiano no Mundo se estenderão em outras cidades até 4 de abril, quando em Brasília o governo italiano irá comemorar também os 40 anos da abertura da Embaixada da Itália, um edifício construído com critérios totalmente sustentáveis.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -