O Rio de Janeiro dá a largada para as comemorações em todo o país, com a palestra aberta do celebrado designer italiano Davide Rampello, no dia 1º de março, aniversário da cidade.

A segunda edição da comemoração do Dia do Design Italiano no Mundo, 1º de março, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália em todos os países, a partir de sua rede de embaixadas e consulados, e de seu braço cultural, o Istituto Italiano di Cultura. No Brasil, a programação será coordenada pelo IED Rio (Istituto Europeo di Design), e abrangerá eventos em várias capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília.

No Rio de Janeiro as atividades, todas abertas e gratuitas, serão realizadas no IED, na Urca, e no Istituto Italiano di Cultura, no Consulado Italiano. O ponto de partida será no próprio dia 1º de março, aniversário da cidade, com uma palestra aberta e gratuita no IED, às 19h, do aclamado designer italiano Davide Rampello (1947), diretor artístico do carnaval de Veneza entre 2011 e 2015, curador de importantes exposições e presidente da Trienal Milão de 2003 a 2011, e diretor de televisão. Ele irá falar sobre sua experiência no design do entretenimento e de grandes eventos, com o tema: “O design: a origem da cultura do projeto”.

Do dia 2 (sexta-feira) a 4 de março (domingo), o IED Rio manterá suas portas abertas ao público, para receber visitantes interessados em conhecer a instituição – que de 1933 a 1946 abrigou o Cassino da Urca – seus cursos e os trabalhos de parceria desenvolvidos por seus alunos e professores. As atividades programadas são:
28 de fevereiro, às 19h30 – IED Parla: Arquitetura Sensorial, com Juliana Neves
1º de março, às 19h – palestra de Davide Rampello
03 de março – Design Degustação
04 de março – Fábula (Farm) + Juntinha local

O Istituto Italiano di Cultura, instalado no histórico edifício do Consulado Italiano, promoverá, no dia 5 de março a exibição do filme “Il treno di Sottsass” (2017), de Valeria Parisi, e no dia 6 de março uma aula aberta de Marcello Perongini, historiador da arte, gerente de comunicação e marketing do IED Rio, e fundador do grupo Artitalia, sobre “Il Disegno e Monna Lisa”. As duas atividades são gratuitas e realizadas às 19 horas.

Fabio Palma, diretor do IED Rio, diz não ser “por acaso que o IED seja, pelo segundo ano consecutivo, parceiro do governo italiano nesta iniciativa em todo o território nacional”. “A questão central desta edição comemorativa do design italiano é a sustentabilidade, fundamental para profissionais de qualquer setor econômico, e é uma das premissas que norteiam todo o nosso ensino”, explica. Ele observa que a obra de restauro e revitalização do edifício da parte de trás do IED, que abrigará o Centro de Inovação do IED, será feita com critérios de sustentabilidade, “confirmando nosso compromisso com a sustentabilidade”. “Será o primeiro edifício tombado inteiramente sustentável do Brasil”, acentua.

A programação do Dia do Design Italiano no Mundo se estenderão em outras cidades até 4 de abril, quando em Brasília o governo italiano irá comemorar também os 40 anos da abertura da Embaixada da Itália, um edifício construído com critérios totalmente sustentáveis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here