- Publicidade -

Documentário de Sophie Fienne com o filósofo Slavoj Zizek estreia no Curta!

Publicado em:

Na Quinta do Pensamento, 8, às 23h, estreia o documentário “O Guia Pervertido da Ideologia”, com Slavoj Zizek, filósofo e sociólogo esloveno. Dividido em três episódios, o longa-metragem dirigido por Sophie Fiennes propõe teorias surpreendentes sobre filmes aclamados, como “Titanic”, “Tubarão”, “A Noviça Rebelde”, “Laranja Mecânica” e “Taxi Driver”, além de recriar cenários de filmes clássicos de modo que Zizek apareça dentro deles, seja num bote salva-vidas de “Titanic” ou no banheiro do quartel de “Nascido para Matar”.

Sobre o filme de James Cameron, por exemplo, o filósofo explica que a verdadeira tragédia, caso o iceberg não tivesse atingido o navio, seria o inevitável fracasso do romance entre os protagonistas, tão logo o personagem de Leonardo DiCaprio tivesse cumprido seu papel de ajudar o de Kate Winslet a reconstituir seu ego em frangalhos. Ele cita um antigo mito imperialista pelo qual pessoas de classe alta, quando em crise, buscam contato com alguém de classe baixa para se revitalizar. Além de narrar e apresentar as cenas, Zizek também assina o roteiro do documentário.

QUINTA DO PENSAMENTO
O Guia Pervertido da Ideologia – Parte 1 (Documentário)
Diretora: Sophie Fiennes
Duração: 45 min
Estreia: 08 de março, quinta-feira, às 23h05.
Classificação: Livre.
Horários alternativos: Dia 09 de março, sexta-feira, às 3h05 e às 17h05; Dia 11 de março, domingo, às 00h; Dia 12 de março, segunda-feira, às 11h05.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -