- Publicidade -

“CONTOS SALOMÉICOS” – ANA LUIZA REGO RESGATA A FIGURA BÍBLICA DE SALOMÉ

Publicado em:

No momento em que as questões feministas estão no centro de nove entre dez debates acalorados pelo mundo, a artista visual Ana Luiza Rego abre a exposição “Contos Saloméicos”, onde apresenta sua “Salomé avatar”, fazendo uma releitura contemporânea da polêmica figura bíblica. Coincidentemente, a abertura acontece na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, na Galeria Patricia Costa, no Shopping Cassino Atlântico, com curadoria de Fernando Cocchiarale. São ao todo nove telas a óleo sobre linho, de grandes e pequenos formatos (1,85m por 1,95m a 0,70m por 0,60m), onde a narrativa deixa de lado a história bíblica em si, para falar de momentos de solidão, de reflexão, de euforia e poder, numa abordagem com alguns toques de humor. Todas têm nomes femininos, como Sofia, Diana, Isadora… Trata-se de uma Salomé ligeiramente subversiva às convenções sociais ainda vigentes, com uma leitura absolutamente individual e aberta às mais diversas interpretações.

“A ideia da personagem Salomé nas pinturas surgiu por acaso – mas nem tanto. Justamente num ano que tanto aconteceu nos movimentos feministas, num ano de #metoo, de mulheres de preto no Globo de Ouro e Time’s UP. Atribuo ao inconsciente coletivo o resgate dessa história bíblica, que conta uma das primeiras revanches ao machismo e ao preconceito contra os direitos da mulher, num planeta em que o homem ainda pode tudo”, explica Ana Luiza Rego.

A artista ressalta ainda uma curiosidade: Salomé inspirou, por dois mil anos, grandes nomes da Arte, todos masculinos, como Oscar Wilde, Carlos Saura, Strauss, Caravaggio, Regnault, Klimt e Flaubert, entre outros.

Seja qual for a interpretação, as obras apresentam composições levadas ao extremo, convidando o olhar do espectador a circular pela superfície da tela, conduzido pelas pinceladas, pela matéria e pelo uso de cor.

“Impregnada de referências contemporâneas, a personagem deixa pistas que vão construindo uma personalidade de mulher independente e emancipada. As cabeças de João Batista representam uma metáfora para a morte de um tipo de homem que não faz mais sentido nesse universo das obras”, ressalta a artista.

SERVIÇO
Contos Saloméicos – artista Ana Luiza Rego resgata, em versão contemporânea, a figura bíblica de Salomé
Abertura: dia 8 de março, às 19h
Visitação: até o dia 29 de março.
Local: Galeria Patricia Costa ( Av. Atlântica, 4.240/loja 226 – Copacabana – RJ)
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h. aos sábados das 12h às 18h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -