- Publicidade -

Nova montagem de Hamlet estreia no Centro Cultural João Nogueira

Publicado em:

O Centro Cultural João Nogueira – Imperator recebe, de 1 a 16 de junho de 2018, sextas e sábados às 19:30h e domingos às 19h, o espetáculo “HAMLET”. Acostumada a processos que resultam na criação de uma dramaturgia própria, a Armazém Companhia de Teatro se volta agora para um outro tipo de processo, onde o que mais interessa é o seu posicionamento sobre a narrativa. Partindo da obra fundamental de Shakespeare, a ideia geral da companhia é encontrar um Hamlet do nosso tempo. Um Hamlet cheio de som e fúria. Não numa atualidade forçada, mas ressaltando aspectos da obra que dialogam com esse coquetel de conflitos contemporâneos que vemos todos os dias jorrando nas grandes cidades do mundo.

Hamlet é o príncipe da Dinamarca. Apenas um mês separa a morte repentina e inexplicável de seu pai e o novo casamento de sua mãe. O príncipe tem visões de seu pai, que afirma que foi envenenado pelo irmão, e exige que Hamlet se vingue e mate o novo Rei (seu tio e padrasto). Hamlet se finge de louco para esconder seus planos, e vai perdendo o controle sobre sua própria realidade no meio deste processo. Ou seja, a invenção teatral do século XVI de um príncipe que fingia loucura e o espírito inflamado do nosso século entraram inevitavelmente em colisão. Já não há mais fingimento. A loucura de Hamlet tornou-se a loucura do mundo.

A história de Hamlet é a história da destruição de uma ordem estabelecida. Shakespeare representa a corte real dinamarquesa mergulhada em corrupção. Assassinato, traição, manipulação e sexualidade são as armas usadas na guerra para preservar o poder. No centro dessa história está Hamlet, um homem desesperadamente preocupado com a natureza da verdade, um homem notável que quer ser mais verdadeiro do que, provavelmente, é possível ser. E que exige do resto do mundo que sejam todos verdadeiros com ele. Mas é possível conhecer a si mesmo integralmente? É possível conhecer integralmente as pessoas a seu redor? Hamlet se fragmenta, nossa época o faz assim, um sujeito destrutivo, atormentado e letal.

O diretor Paulo de Moraes acredita que “é importante tratar Shakespeare como se ele fosse um genial dramaturgo recém-descoberto com algumas coisas urgentes a dizer sobre a guerra, sobre a loucura do mundo e sobre nossos líderes políticos modernos.” No HAMLET da Armazém Companhia de Teatro, sete atores e atrizes dão vida aos personagens de Shakespeare: Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Marcos Martins, Lisa Eiras, Jopa Moraes, Isabel Pacheco e Luiz Felipe Leprevost.

O espetáculo foi vencedor do Prêmio APTR de Teatro nas categorias Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Lisa Eiras) e Melhor Cenário, além de ter sido indicado nas categorias Melhor Espetáculo, Direção, Atriz em Papel Protagonista (Patrícia Selonk), Iluminação e Figurino. Vencedor do Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria de Melhor Iluminação, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Cenografia, Iluminação, Figurino e Categoria Especial (Trilha Sonora Original). Vencedor do Prêmio Shell (RJ) de Melhor Cenário, além de ter sido indicado nas categorias Melhor Direção e Iluminação. Vencedor do Prêmio Cenym de Melhor Atriz (Patrícia Selonk) e Melhor Companhia de Teatro.

Serviço
HAMLET
Local: Centro Cultural João Nogueira (Imperator – Rua Dias da Cruz, 170, Meier)
Temporada: De 1 a 16 de junho de 2018
Horários: Sextas e sábados, às 19:30h e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)
https://www.ingressorapido.com.br/event/7096/d/30199
– desconto de 50% no valor inteiro na compra de até 2 ingressos para a força de trabalho e clientes do Cartão Petrobras
Classificação: 16 anos
Duração 140 minutos (incluindo 10 minutos de intervalo)
Drama

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -