O que é o tempo? Uma medida ou o lugar onde passado e presente se encontram?

Considerada obra-prima do autor Tom Stoppard, a peça entra em cartaz pela primeira vez no país. Uma “comédia de ideias” que se passa, ao mesmo tempo, no interior da Inglaterra no século XIX e nos dias atuais. Entre especulações acadêmicas e a realidade, tenta-se reconstituir uma passagem da vida do poeta Lord Byron. Ciência, amor, arte e filosofia se misturam numa história que desafia nossas certezas sobre a realidade e, principalmente, como enxergamos a nós mesmos.

Encenada pela primeira vez no Brasil, pertencente a um gênero pouco explorado, a peça é considerada uma “comédia de ideias” e sua relevância é atemporal. Por isso, escolha deste texto e deste autor. A concepção do espetáculo está baseada na ideia de que o teatro é o melhor e definitivo veículo para “comunicar” o texto engenhoso do brilhante Tom Stoppard.

Por esta razão, respeita-se as escolhas do autor, num cenário simples, porém refinado e belo para que os atores, as relações, a dramaturgia, a beleza e complexidade do texto teatral estejam em evidência.

A peça escrita em 1993 se passa no século XIX e nos dias atuais, mas não há um rigor específico na exposição dessas épocas, sendo uma concepção que flerta com o realismo mas não se atém à uma forma e sim ao conteúdo, que envolve uma mistura de tempos e conceitos científicos que acontecem à medida que o espetáculo se desenvolve.

Há também a ideia de envolver o espectador em uma experiência imersiva na ambientação do espaço. A paleta de cores tem inspiração em trabalhos de Wes Anderson. E as músicas são contemporâneas porém orquestradas com instrumentos clássicos. Tudo trabalha a favor dessa grande mistura de poesia e ciência, crenças e realidade; clássico e modernidade.

E personagens que possuem um paralelismo interessante também entram nesse caldeirão. Caos, determinismo, beleza, leveza estão em cena em Arcádia e essa mistura de conceitos e referências compõem todo o universo do espetáculo.

Serviço:
Arcadia
Cia de Teatro Contemporâneo (Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo)
Temporada de 02 a 24 de junho de 2018.
Sábado 21h / Domingo 20h
R$ 50,00 / R$ 25,00
Duração: 120 minutos. (Com intervalo)
Classificação: 14 anos
Capacidade: 100 lugares

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here