- Publicidade -

Quintas no BNDES com Os Wirtti no show “O Bonde da Ilusão”

Publicado em:

Os Wirtti – show O Bonde da Ilusão é um encontro musical dos três irmãos Guto, Grazi e Nina Wirtti, que estreia no projeto Quintas no BNDES, dia 28 de junho de 2018, às 19h. Juntos, apenas os três, apresentam um repertório com linguagem própria e minimalista, principalmente autoral de canções inéditas, junto a influências de sua terra natal, o Rio Grande do Sul, da música contemporânea brasileira e da música latina.

“Neste novo show, inserimos um pouco do repertório de cada um, com direção musical do Guto e boa parte dos arranjos criados coletivamente, unindo todas as canções. É um projeto original em nossa trajetória, mostrando um pouco das nossas carreiras, que vêm se expandindo individualmente e com encontros pontuais, como foi o nosso projeto em homenagem a Lupicínio Rodrigues em 2014, ou quando um participa do show do outro. Este novo momento tem sido um desafio criativo, por unir importantes composições dos nossos repertórios, que se convergem, e porque estamos desenvolvendo técnicas de voz e instrumentação com as quais ainda não tínhamos trabalhado. Estamos muito entusiasmados”, revela a cantora (e também compositora) Nina Wirtti.

Sozinhos no palco, pela primeira vez sem o acompanhamento de nenhum outro músico, como uma “trupe” — inspirados nos conjuntos de família, no espírito dos “bailes da vida”, no circo, na itinerância, na vida cigana de todo artista que deixa sua terra natal em busca de novos horizontes de vida e arte –, Os Wirtti se colocam mais uma vez no ponto de partida de onde “vai partir o bonde da ilusão”, como diz a letra da música que batiza o show (e que está no CD “Chão de Caminho” de Nina com o bandolinista Luis Barcelos, também radicado no Rio e considerado uma das revelações desta nova geração). Assim, segundo eles, cantar e tocar juntos com afeto e cumplicidade familiar talvez ressignifique o sentido da arte na vida de cada um, no atual momento de suas carreiras. Os três, enfim, cantam e tocam com linguagem minimalista e acústica em arranjos criativos capitaneados por Guto, multi-instrumentista, compositor e arranjador, que tem o contrabaixo como principal instrumento de trabalho (mas não o utiliza neste show).

No repertório, “a América Latina, o Brasil mestiço, os ritmos africanos, os instrumentos indígenas, a vida urbana em transformação, as origens todas que fomos buscar na Violeta Parra (com “Y arriba quemando el sol”), no Jorge Cafrune (com “Virgen Índia”), em João Donato e Lupicínio Rodrigues (com “Maria Rosa”, “Cadeira Vazia” e “Castigo” em um poutpourri), como releituras e na inspiração de nossas próprias canções; as lutas que nos instigam (e moldam “Preta no Palanque”, inédita de Iara Ferreira), as paisagens naturais e humanas ameaçadas (em “Iararê”, de Matias Arriazu e Grazie), a arte urbana. Fazemos uma crítica social profunda em canções contundentes, como “O Bonde da Ilusão” de Afonso Machado e Luiz Moura e “Ano Zero” de Egberto Gismontti, porém temperadas com a ironia e o bom humor sobre a nossa própria condição como artistas”, declara Guto.

“Teus olhos”, uma melodia de choro-canção, com arranjo abolerado marcando também a constante presença da latinidade nos encontros dos irmãos, é uma composição inédita de Nina com o cantor Marcos Sacramento. De Guto, “Donatiana” traz uma forte referência de Lupicínio Rodrigues e de João Donato e com “Sucesso” ele brinca com a ideia de descobrir o que seria necessário em uma canção pra fazer sucesso nas rádios e na conquista das mulheres — um lado cômico que já aparecia nas composições do gaúcho.

Além das inéditas, as músicas que foram selecionadas dos repertórios (CDs) de cada um estão adaptadas para a linguagem do show com diferentes instrumentos utilizados, não usuais aos três (piano, violão e percussão).

SERVIÇO:
Os Wirtti – O Bonde da Ilusão – Quintas no BNDES
Local: Espaço Cultural BNDES (AV. República do Chile, 100, Rio de Janeiro – RJ). Próximo ao Metrô da Carioca
Data: quinta-feira, 28 de junho de 2018
Horário: 19h
Classificação: livre
ENTRADA FRANCA: pré-reserva pela internet a partir das 10h de segunda-feira, 25/06/2018, no site:www.bndes.gov.br/espacobndes. No dia do show, distribuição de ingressos a partir das 18h.
Foto: Gabi Lopes

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -