- Publicidade -

‘Laura’ estreia 4 de agosto na Sala Baden Powell

Publicado em:

Partindo de um inventário de objetos, lembranças e fotografias familiares, entrevistas e registros em vídeo, arquivos e objetos reais, o solo autobiográfico Laura, uma criação do ator e diretor Fabricio Moser, retorna em cartaz no mês de agosto na Sala Baden Powell. Laura, personagem título da peça, foi morta em 1982, no meio da rua, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, por um desafeto amoroso de apelido ‘Candoca’, que em seguida, suicidou-se.

A peça estreou em 2015 e desde então já realizou temporadas no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande e Dourados.

Laura, personagem título da peça, foi morta em 1982, no meio da rua, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, por um desafeto amoroso de apelido ‘Candoca’, que em seguida, suicidou-se. Fabricio, seu neto, nasceu em 1981, em Dourados, Mato Grosso do Sul, tinha nove meses na época da tragédia e não pode conviver com a avó materna. O trauma ocasionado pela forma como Laura morreu provocou o afastamento da sua figura do convívio familiar e sobre a sua história de vida se estabeleceu um vazio e raras lembranças. Residindo no Rio de Janeiro desde 2009 e após a morte dos seus pais em um acidente trágico em 2014, Fabricio Moser decidiu criar a peça autobiográfica, que já despertou matérias e textos críticos.

Partindo dessa experiência e de uma pergunta ancestral: o que das avós há em nós? a dramaturgia da encenação surge do jogo afetivo do artista, de familiares, de outros artistas e do público, em meio aos diversos rastros de um passado comum. Através de dispositivos dramáticos e coreográficos, performáticos e visuais, os elementos documentais que sustentam a peça são revelados com o público, que também se torna um protagonista da obra, na medida em que pode narrar suas tragédias, compartilhar um café com os presentes ou deixar mensagens para as avós junto a centena de outras que foram escritas e que compõem o cenário.

Para Cassiana Lima Cardoso, doutora em Literatura e professora da UERJ, a peça “lembra o poema ‘Tragédia Brasileira’ de Manuel Bandeira, e “a jornada de Fabrício é a jornada de um herói que não quer distinguir o real da ficção, costurando sua dramaturgia com a mesma linha com a qual são tecidos os sonhos”. Para o crítico de teatro Rodrigo Monteiro, Laura se coloca “ao lado de “Mamãe”, de Álamo Facó; de “Processo de Conscerto do Desejo”, de Matheus Nachtergale; e de “Estamira – À beira do mundo”, de Dani Barros, entre outros, todos esses monólogos em que seus intérpretes/realizadores tematizam suas próprias histórias e relações familiares”.

Com a encenação de condutas e situações relacionadas a Laura, como o ofício de cartomante e benzedeira, a montagem ilumina uma história silenciada, para descobrir quem foi essa mulher, filha, mãe e avó, e quais circunstâncias marcaram sua vida e morte e como elas se relacionam com a família e o neto que não a conheceu, o ator sul-mato-grossense Fabricio Moser. Se a forma como Laura morreu silenciou a sua trajetória de vida, na peça esse evento trágico se inverte, gerando um encontro teatral e evocando a presença da personagem.

O sul-mato-grossense Fabricio Moser é bacharel, se formou na UFSM (2006), e mestre em Artes Cênicas, pela UNIRIO (2011), e está radicado no Rio de Janeiro desde 2009. Trabalhou no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, lecionando e produzindo projetos e eventos artísticos, atuando ou dirigindo peças e grupos, como o Hendy e o Teatro de Maquinaria. Os trabalhos realizados por Fabricio nessa vertente autobiográfica, que inclui duo SOBRE DESVIOS, criado com Cadu Cinelli e que circulou por cidades do Brasil, Portugal e Espanha, são tema de críticas especializadas e artigos em revistas como a Questão de Crítica (RJ), Sala Preta (USP) e Pós (UFMG).

SERVIÇO
LAURA
Data: 04 a 27 – Sábados, Domingos e Segundas
Horário: 19h
Local: Sala Municipal Baden Powell (Avenida N. Sra. de Copacabana, 360)
Ingressos: Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h ou pela internet na plataforma da Ticketmais.
Classificação: 14 anos
Duração: 60min

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -