- Publicidade -

Livro ‘Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais’será apresentado durante o Anima Mundi

Publicado em:

Dando continuidade à celebração dos 100 anos do cinema de animação no Brasil, comemorados em 2017, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o Canal Brasil e a Editora Letramento se unem para publicar o livro “Animação Brasileira – 100 filmes Essenciais”. Depois de ser apresentado em Annecy, na França, no principal festival do mundo dedicado à técnica, o livro será lançado durante o Anima Mundi, maior evento de animação do país, no Rio de Janeiro – o lançamento oficial acontecerá no Centro Cultural dos Correios, no dia 24 de julho, às 18h, após o Anima Forum.

“Além de aproximar a crítica da animação, estamos preenchendo com este livro uma lacuna histórica, em que várias animações importantes estão ganhando o seu primeiro texto crítico”, observa Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine.

Para Paulo Mendonça, diretor geral do Canal Brasil, o livro reafirma a importância da animação brasileira e sua crescente presença. “O Canal tem a responsabilidade de ser a casa do cinema brasileiro na televisão por assinatura e se orgulha de, mais uma vez, poder ser parceiro da Abraccine na produção deste livro, onde os nossos mais representativos críticos de cinema reconhecem e comentam as cem maiores animações já produzidas no país”, diz.

Com base num ranking de filmes divulgado no final do ano passado*, o livro reúne textos sobre títulos importantes na trajetória da animação do país, escritos por 103 críticos, pesquisadores e professores de cinema. Organizada por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, a publicação tem formato de luxo, é fartamente ilustrada e conta com cerca de 400 páginas. Apresenta também 20 artigos históricos que registram os principais movimentos e personagens da centenária história, iniciada com o curta-metragem “O Kaiser”, dirigido por Seth e lançado em fevereiro de 1917.

“Animação Brasileira” integra uma coleção que já conta com os títulos “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016) e “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2017), produzida por Abraccine, Canal Brasil e Editora Letramento.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -