- Publicidade -

Premiado poeta dinamarquês Niels Hav tem seu primeiro livro traduzido para o português

Publicado em:

Niels Hav é um poeta dinamarquês considerado uma das mais importantes vozes da poesia nórdica contemporânea. Traduzido em mais de 10 línguas, o autor está sendo publicado no idioma português pela primeira vez numa obra a ser lançada em agosto, no Brasil, pela editora Penalux.

“A alma dança em seu berço” traz uma coletânea de poemas que abordam o envelhecimento e a existência com humor e serenidade. São poemas contemporâneos, numa linguagem moderna, por vezes crua, mas sempre afiada.

“O que salva o livro de ser uma abordagem ácida sobre a vida é justamente a capacidade de Niels Hav de balancear essa dureza com sua capacidade de ver beleza e humor nas coisas”, avalia Tonho França, poeta e editor da Penalux.

Para ele, a felicidade física não é nenhum crime, e a alegria, sendo tão frágil, deve ser usufruída com intensidade antes que se dissipe na crueza dos dias. O poeta ainda completa: “A vida é uma joia preciosa. Uma felicidade e melancolia permeia o cosmos”.
Matheus Peleteiro, que assina a tradução ao lado Edivaldo Ferreira, escreve assim na orelha do livro: “Basta um mero olhar de soslaio sob os poemas de Niels para perceber que a sua poesia pulsa. Desde as primeiras linhas da obra, faz-se evidente a sofisticada sensibilidade que o autor carrega por trás de cada verso, merecendo destaque a sua pungente – e ao mesmo tempo sutil – profundidade ao explorar e se divertir com as contradições oriundas das emoções humanas”.

Nesse sentido, os poemas do autor dinamarquês carregam um pouco de serenidade estoica, em sua aceitação da vida tal como ela é: doce e ao mesmo tempo cruel; carregada de beleza, mas ainda assim capaz de nos desferir duros golpes.

Os versos do poeta dinamarquês transbordam empatia, nos fazendo sorrir a partir das belas nuances que sua sensibilidade extrai e dos contrastes criados por seu senso de humor.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -