- Publicidade -

Monólogo “Meus Duzentos Filhos” entra em cartaz CCJF

Publicado em:

Um dos homens mais generosos, humanistas e sábios que viveu neste mundo é o personagem central da peça “Meus Duzentos Filhos”: Janusz Korczak, pedagogo, pediatra e escritor judeu polonês, fundador e gestor do Orfanato Modelo, em Varsóvia, onde se dedicou durante 30 anos a formar e educar órfãos, oferecendo as crianças amor, carinho, respeito e instrução moral para enfrentar a vida. Korczak viveu para educar e cuidar dos pequenos que amparou e morreu com eles, nas mãos nazistas no campo de Treblinka, em 1942.

O texto de Miriam Halfim é pontuado de lirismo, emoção e aponta o amor como caminho para vencer instabilidades e transformar seres humanos desesperançados em cidadãos úteis e capazes de contribuir para uma sociedade melhor. O monólogo traz a generosidade, hombridade, nobreza, retidão, firmeza de caráter e lealdade como características explícitas do personagem. Desse modo, a peça conduz o público a pensar sobre a educação e o tratamento dispensado as crianças com um novo olhar, o do amor. É uma verdadeira oportunidade de conhecer uma grande história de força de vontade em meio as ações pavorosas do nazismo.

Com direção geral de Ary Coslov e atuação precisa de Marcelo Aquino, em “Meus Duzentos Filhos” está em cena a vida e obra de Janusz Korczak (1879-1942), uma mesa, uma cadeira. Janusz Korczak é o pseudônimo de Henryk Goldszmit, nascido no dia 22 de julho de 1878, em Varsóvia (Polônia) e responsável por desenvolver um método pedagógico inovador.

A peça é baseada no diário deixado por Janusz Korczak: suas memórias são resgatadas e transportadas para este espetáculo que focaliza sua brilhante e iluminada ação junto as crianças acolhidas em seu orfanato modelo Dom Sierot (A Casa dos Órfãos), onde trabalhou durante 30 anos, na Varsóvia. Os órfãos – seus duzentos filhos – aprendiam disciplina, ganhavam instrução e força moral para enfrentar a vida. Korczak afirmava que “não existem crianças, existem pessoas”, e esforçava-se para assegurar a elas uma infância despreocupada, mas não isenta de obrigações.

SERVIÇO
Meus Duzentos Filhos
CCJF (Av. Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro)
Temporada: de 18 de agosto a 23 de setembro de 2018.
Datas: Sextas (18, 25 /08 | 07, 14 e 21/09). Sábados (19 e 26/08 | 01, 08, 15 e 22/09). Domingos (19 e 26/08 | 02, 09, 16 e 23/09).
Horário: 19h. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -