- Publicidade -

Musical biográfico sobre a musa da Era do Rádio, Isaura Garcia, mistura tecnologia à sua história

Publicado em:

Isaura Garcia, a Rainha do Rádio paulista, nunca teve pretensão de ser cantora, queria ser atriz. Fã de Carmen Miranda, cantava suas músicas de um jeito peculiar que conquistou o Brasil na década de 40 e 50. A menina que começou a carreira com 13 anos, no programa Hora da Peneira, da Rádio Cultura, ficou conhecida como Isaurinha, e se tornou musa da Era do Rádio, saiu de casa cedo por conta da difícil relação com o pai. Foi então morar com Teófilo de Almeida Sá, então diretor da Record, com quem teve um relacionamento de 18 anos.

Em cena, mais do que justo, músicas emblemáticas da Era do Rádio são retratadas lindamente pela orquestra. O musical transpõe sua vida em três fases, interpretada com graciosidade e louvor por Kiara Sasso, Soraya Ravenle e Rosamaria Murtinho, protagonistas em pleno exercício da profissão ator.

O figurino e a direção de arte se contrapõem na dualidade do contemporâneo com o tradicional, junto à transposição de cenários em 3D e hologramas que trazem modernidade à uma história que se passava num período de tradições, mas que foram rompidas por uma mulher além do seu tempo. Isaura Garcia falava o que pensava, bebia, se entregava por inteiro nas relações. Nesse ponto o musical pontua bem os principais fatos de sua vida. No contraponto da voz e do estilo musical, a dança contemporânea adentra o palco em performances um tanto desconexas.

Um dos pontos que mais me fascina nessa onda de musicais é ver a história de grandes músicos e grandes artistas sendo contadas nos palcos brasileiros. Da Era do Rádio, à Tropicália, passando pela Bossa Nova e a MPB, a cultura brasileira exala musicalidade e tem muita, muita, história para contar. É bonito de se ver essa jornada do nosso teatro se misturando à biografia de grandes nomes, que jamais devem ser esquecidos. Isaura Garcia, assim como Dalva de Oliveira e Emilinha Borba, deixou um marco na história musical do nosso país. Autêntica, original, surpreendente, a “Personalíssima”, como é carinhosamente chamada pelos fãs, Isaura Garcia se tornou parte da Era do Rádio.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -