- Publicidade -

Projeto Entre Museus comemora um ano beneficiando mais de 800 estudantes

Publicado em:

Após um ano, o projeto Entre Museus comemora resultados positivos. Lançado em setembro do ano passado pelo Museu do Amanhã, em parceria com a Fundação ENGIE, com a proposta de estimular a visita de jovens estudantes de escolas públicas da região portuária a 22 instituições culturais da cidade, o projeto já beneficiou diretamente mais de 800 jovens e alcançou indiretamente cerca de 3 mil pessoas, entre pais, professores, estudantes e colaboradores.

O balanço deste primeiro ano será apresentado no Seminário Entre Museus, na próxima quinta-feira (23/8), a partir das 9h, no auditório do Museu do Amanhã. O evento pretende destacar a importância dos professores como protagonistas de políticas públicas; e dos museus como espaços de produção e divulgação do conhecimento, entre outros assuntos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.

Na ocasião, Laura Taves, gerente de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã, apresentará a pesquisa Entre Museus, realizada com os estudantes que participaram do programa. Os números mostram que, antes das visitações, 67% dos alunos afirmaram não ter o hábito de ir a centros culturais. Entretanto, após a participação no projeto, 91% dos entrevistados declararam ter interesse em conhecer outras instituições.

“Estamos muito felizes com o alcance do projeto. Constatamos que, de fato, formamos um novo público que entende a cultura como parte fundamental da sua formação. Sabemos que entre os museus há uma cidade. É emocionante a reação dos jovens quando passam a conhecer melhor a sua própria cidade nos trajetos que fazemos. E, sobretudo, os verem curiosos e muito participativos na interação com o mundo que é apresentado em cada museu”, destaca Laura.

Um dos destaques do evento será a presença dos jovens participantes do Entre Museus, dos professores e dos educadores de museus que compartilharão as experiências vivenciadas. Na ocasião, colaboradores das instituições culturais e escolas parceiras debaterão processos colaborativos entre escolas e museus, a importância da criação de políticas públicas para educação, entre outros. Participam do seminário, Renata Bittencourt, diretora de Processos Museais no Ibram; Inês Resende, coordenadora pedagógica do Ginásio Carioca Vicente Licinio Cardoso; Rosana Moraes, da Gerência de Projetos de Extensão Curricular/GPEC – SME e Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional.

“Com recursos da Fundação ENGIE, o projeto Entre Museus oferece acesso mais democrático à educação para estes jovens, contribuindo para a expansão de seus conhecimentos e potencialidades. A ENGIE, que já patrocina o Museu do Amanhã, tem como um dos seus focos prioritários a juventude e a promoção da inovação e da cultura como forma de conectar pessoas aos espaços públicos das cidades, cujas soluções desenvolvidas pela empresa, dentro do conceito de Cidades do Amanhã, são um dos pilares estratégicos do grupo no mundo”, ressalta o diretor de Estratégia, Comunicação e Responsabilidade Social da ENGIE Brasil, Gil Maranhão.

Durante o Seminário, liderado pelos educadores do Museu do Amanhã, representantes dos centros culturais parceiros ainda participarão da atividade “Pergunte ao Seu Museu”, respondendo a perguntas do público que serão depositadas em uma urna no início do evento.

Entre Museus
O projeto contempla uma programação de visitas mediadas ao Museu do Amanhã, em conjunto com outros 21 museus e instituições culturais da cidade. Destinado a alunos de moradores da região portuária da cidade do Rio, o projeto realizou 50 visitas neste primeiro ano, incluindo mais de 800 alunos locais – de oito escolas e de três organizações sociais – e alcançando cerca de 3 mil pessoas indiretamente, entre professores, estudantes, pais e colaboradores das instituições parceiras.

Serviço:
Seminário Entre Museus
Data: 23/8 (quinta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)
Inscrições gratuitas no site: https://museudoamanha.org.br/pt-br/seminario-entre-museus

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -