- Publicidade -

Cia portuguesa estreia espetáculo baseado em período político brasileiro

Publicado em:

Bamba. Um rei visigo do muito importante para a Península Ibérica dada a sua coragem como guerreiro no combate aos mouros e que criou um período de coesão e apogeu da presença dos visigodos na Península Ibérica. O mito, escrito por Lope de Vega no século XVI e readaptado aos palcos pela Cia portuguesa Este-Estação Teatral, é o tema do espetáculo Bamba Vamba Wamba, que acontece pela primeira vez no Brasil, entre os dias 4 e 7 de outubro, no Teatro João Caetano.

Afinal quem foi Bamba? Mito fundacional, revelador da circunstância humana, ontem como hoje. Um período muito concreto da história política peninsular onde o teatro, enquanto arte do espetáculo, só pode contribuir para a sua universalidade. Qualquer aproximação que busque representá-lo não pode ignorar esta maturação milenar e transcendental, essa que o fez transformar-se possivelmente numa outra “coisa” pelo seu devir.

A narrativa nos leva à análise de que até que ponto a memória é construída exclusivamente de fatos? E até que ponto a memória é construída pelas crenças, pelas quase-lembranças, pelas verossimilhanças? Não seria essa amálgama de sobreposições, de associações e de escolhas que chamamos de memória?

 De acordo com a lenda sobre Bamba, grande parte da ação que se destaca do seu reinado foi a legislação que criou, contribuindo para a ideia de fundação de uma identidade ibérica. E os pontos de tensão políticos vividos no Brasil que encontram paralelo neste rei estão expressos, sobretudo, no momento do impeachment.

‘Na ideia de que muitas vezes o inimigo está dentro da nossa casa, está supostamente do nosso lado, é o nosso ajudante mais próximo (vice). E é justamente este que nos trai. O poder e a sua sistemática luta pelo seu controle é algo universal e atemporal. A peça, que conta a história do mito de Bamba possui vários aspectos políticos e sociais que se assemelham ao período do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff e que abordam essas nuances’, afirma o diretor da peça e da companhia, Nuno Pino Custódio.

Serviço:
Bamba Vamba Wamba
Local: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes s/nº. Centro. RJ.)
Datas: 4 a 7 de outubro, quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h.
Ingresso: R$40, a inteira. Lista amiga: R$15.
Tempo de duração: 70 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -