- Publicidade -

No Dia das Crianças, OSB se apresenta no Theatro Municipal com repertório especial para os pequenos

Publicado em:

Na manhã do dia 12 de outubro o Theatro Municipal do Rio de Janeiro será o palco de uma grande homenagem ao Dia das Crianças. Regida pelo maestro Jésus Figueiredo, a Orquestra Sinfônica Brasileira vai se apresentar com repertório escolhido especialmente para a criançada: O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, e Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev. Com narração do ator Jonas Hammar, o espetáculo terá início às 11h e os ingressos terão preços populares. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras. A produção é mais uma parceria entre a Fundação OSB e a Fundação Theatro Municipal, que conta com o patrocínio Ouro da Petrobras.

O Carnaval dos Animais foi composta pelo francês Camille Saint-Saens em 1886, mas só estreou para o grande público em 1922, pouco depois de sua morte. Esta foi uma decisão do próprio Saint-Saens, que temia que a peça afetasse sua reputação de “compositor sério”. Conhecida como “Grande Fantasia Zoológica”, O Carnaval dos Animais conta com 14 movimentos: os 13 primeiros inspirados em personagens específicos (leão, tartaruga, elefante, entre outros) e o último um grande desfile de toda a bicharada. Os pianistas Ramon Theobald e Rafael Ruiiz se juntam à OSB para execução da peça.

Baseada em um conto infantil russo, Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, acompanha o corajoso protagonista em uma aventura pelo bosque. “A história estimula as crianças a confiarem em sua inteligência e instinto, já que são características como independência, curiosidade, sensibilidade e astúcia que salvam o dia. A obra foi composta por um “menino” de 45 anos que amava a imaginação irrestrita da infância, bem como sua capacidade de criar e incapacidade de dissimular”, comenta Pablo Castellar, Diretor Artístico da OSB.

Em Pedro e o Lobo, cada personagem é representado por um instrumento ou naipe. O protagonista é representado pelas cordas, enquanto o oboé dá vida ao pato, a flauta ao pássaro, o fagote ao avô de Pedro, a trompa ao lobo e o naipe de madeiras, os tímpanos e a percussão aos caçadores. “É uma ótima oportunidade para apresentar a crianças e jovens os instrumentos de uma orquestra e toda a sua riqueza de timbres”, completa o maestro Jésus Figueiredo.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira no Theatro Municipal – Dia das Crianças
Dia 12/10 (Sexta-feira), às 11h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Cinelândia, Rio de Janeiro)
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -