- Publicidade -

“Canção do Exílio” e “Abissais” na Galeria de Arte Ibeu

Publicado em:

O calendário de novembro da Galeria de Arte Ibeu traz no dia 13 de novembro, às 18h30, as aberturas simultâneas das exposições “Canção do Exílio”, de Inês Cavalcanti, e “Abissais”, de Ni da Costa, ambas aprovadas pelo Edital de Exposições Ibeu 2018. As duas mostras têm curadoria de Cesar Kiraly e ficam em cartaz até 7 de dezembro. A entrada é franca.

Em “Canção do Exílio”, Inês Cavalcanti apresenta uma sutil versão do Brasil contemporâneo, em saquinhos de chá, a partir do poema homônimo de Gonçalves Dias, com peças elaboradas no período entre 2013 e 2018. Na mostra, a sonoridade do texto, a redondilha dos versos curtos e a repetição de imagens dão o tom da narrativa poética do trabalho da artista. Além disso, o sentimento de desterro alinhavado e bordado forma, lentamente, a costura de fragmentos de uma memória idealizada.

“Para apresentar este Brasil, a artista prolifera unidades de tecido a serem associadas em alegoria ao potencial de preenchimento que a precariedade é obrigada a aprender a ter. O mesmo é feito com inúmeros saquinhos de chá secos com desenhos a nanquim. Os sentimentos são mostrados equivalentes como a Palma Mater decapitada por um sardônico raio”, avalia o curador Cesar Kiraly.

Para simbolizar a misteriosa profundidade do oceano, a artista Ni da Costa – que já participou de Novíssimos em 2000, voltando à galeria após 18 anos – deu o nome de “Abissais” à mostra que retrata a metade de pessoas imersas ou flutuantes e peixes estranhos repletos de cores vívidas. Segundo o curador, a noção é que a resistência à profundidade implica certa dose de adaptabilidade que torna as criaturas curiosas e divertidas. Às pinturas, feitas com técnica de lógica assemelhada à gravura, são somados pequenos objetos que reinventam nudibrânquios: adoráveis moluscos coloridos que se camuflam entre corais.

SERVIÇO
“Canção do Exílio” e “Abissais” – Galeria de Arte Ibeu inaugura duas exposições simultâneas
Abertura: 13 de novembro (terça-feira), às 18h30
Exposição: 14 de novembro a 7 de dezembro de 2018
Horário de visitação: de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h (às sextas, de 12h às 18h).
Endereço: Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico – RJ
(21) 3239-2863 / galeria@ibeu.org.br
Entrada franca
Classificação etária: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -