- Publicidade -

Cineasta Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos

Publicado em:

Nesta segunda-feira (26), faleceu o premiado cineasta italiano, Bernardo Bertolucci, aos 77 anos. Apesar da causa de sua morte não ter sido divulgado até o momento, sabe-se que ele vinha enfrentando problemas com sua saúde a algum tempo.

O diretor  participou de grandes obras do cinema, tanto como diretor quanto roteirista. Assinou inclusive o roteiro de Era uma Vez no Oeste (1968), de Sergio Leone. Seu filme mais premiado, O Último Imperador (1987), retrata a história biográfica do último imperador da China, Pu Yi, que foi feito prisioneiro político após a revolução comunista. O filme mostra o antigo monarca se recordando da infância na Cidade Proibida, e como a vida imperial o privou de certas coisas. A obra ganhou um total de nove estatuetas do Oscar, contando Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Recentemente, Bertolucci vinha sido alvo de várias críticas por conta de O Último Tango em Paris (1972). O drama erótico, protagonizado por Marlon Brando, conta a história de um americano em luto por sua esposa que se muda para Paris, e conhece uma jovem. Os dois começam a ter relações, porém o casal termina em tragédia. Em uma cena de sexo anal, Brando usa manteiga como lubrificante em Maria Schneider. A polêmica de proporções mundiais se gerou porque a atriz não sabia da cena, já que ela não estava no roteiro, nem havia sido previamente combinada. A obra foi censurada em várias nações por conta da cena. O diretor já tinha comentado que sentia bastante culpa por ter feito Schneider passar por tal humilhação, porém não se arrepende. De acordo com ele, para de fazer um filme é necessário ser frio.

Os dois filmes mais recentes de Bertolucci são Os Sonhadores (2003) e Eu e Você (2012).

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -