- Publicidade -

LIMCE lança primeiro livro de poesias, “Cavalo de Troia”, no Teatro Odisseia

Publicado em:

“Contra a violência, temos que oferecer conhecimento e consciência”. Falar abertamente sobre as mazelas sociais e transformar vivência em arte. Essas são algumas das motivações do rapper, escritor e poeta carioca O LIMCE, que lança o seu primeiro livro de poesias, CAVALO DE TROIA , dia 13 de novembro, terça-feira, às 20h, no Teatro Odisseia. No evento, O LIMCE vai promover uma audição (show) para apresentar seus poemas musicados em rap, além de leituras.

Nascido e criado em Duque de Caxias, Luciano Moreira, que adota o pseudônimo de O LIMCE, usa o rap e a poesia como ferramentas de articulação para se expressar e para contar um pouco de suas inúmeras histórias e vivências, de forma acessível e contestadora. Suas letras e textos abordam de um jeito visceral o comportamento humano, além de problemas sociais como o racismo, a pobreza e a discriminação, que O LIMCE viu de perto ao longo de seus 46 anos de idade.

Autodidata, o artista sempre escreveu e sempre musicou seus poemas, no entanto, somente agora resolveu trazer à tona o seu trabalho artístico. “CAVALO DE TROIA é o meu ato de rebeldia e de convicção. Quero que as pessoas escutem, leiam, e se encontrem politicamente. Nós usamos no rap algumas palavras para falar dos marginais e dos marginalizados e para dar luz à problemas graves que, nem sempre, queremos enxergar. Perturbar as pessoas, fazer com que elas questionem a si mesmas. Essa é a minha maior vontade com CAVALO DE TROIA”, afirma O LIMCE, que usa a irônica expressão “cavalo de troia” para fazer uma comparação à colonização do Brasil no poema e na canção que dão nome ao trabalho.

“O cavalo de troia brasileiro foram as caravelas. Quis escrever esse poema e depois acabei escolhendo para ser o nome, tanto do meu EP (que será lançado no dia 16/11 nas principais plataformas digitais) quanto do livro, para desmistificar a nossa colonização, deixando em evidência a ideia de nação e a forma como trabalhamos isso no nosso inconsciente”, diz o artista.

Especialista em rimar e em combinar palavras, O LIMCE, pseudônimo escolhido por ele para representar sua faceta artística, é, na verdade, um diagrama que representa suas maiores características como artista: L vem de Luciano, seu nome; I de inteligência, algo que, segundo ele, está presente em todo ser humano; M de mensagem; C de criatividade; e E de emoção. O artigo antes do nome significa a importância de cada um, como pessoa.

Completam o livro, gravuras, imagens e desenhos feitos pelo designer Daniel Gomes Ferreira, que se inspirou no universo por vezes obscuro, por vezes leve, e sempre contestador do artista. O objetivo é criar uma atmosfera perfeita para acompanhar a leitura, transformando a obra em um livro-arte.

Toda a renda obtida com a venda dos livros será doada para a Casa Lar Viva Rio, abrigo para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social e pessoal, localizado em Belford Roxo, e que foi construído por O LIMCE, que fundou e residiu no local por cinco anos, entre 1999 e 2004.

SERVIÇO:
Lançamento do livro + audição (show): CAVALO DE TROIA com O LIMCE
DATA: 13 de novembro de 2018, terça-feira
LOCAL: Teatro Odisseia (Av. Mem de Sá, 66, Lapa – Rio de Janeiro)
HORÁRIO: 20h
Grátis. 18 anos.
700 lugares.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -