- Publicidade -

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Sala Cecília Meireles

Publicado em:

Na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro estará de volta à Sala Cecília Meireles. Sob a regência do maestro Laércio Diniz, a orquestra dividirá o palco com dois importantes solistas: Clóvis Pereira Filho, no violino, e André Rodrigues, na viola, – ambos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. No programa, Rossini, Mozart, Villa-Lobos e Clóvis Pereira. A entrada é gratuita.

Os 55 músicos integrantes da OSJRJ têm entre 13 e 24 anos e fazem parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil, dirigido pela musicista e produtora cultural Fiorella Solares. A relação entre os jovens da orquestra e os músicos convidados não é recente: Clóvis Pereira Filho e Andre Rodrigues são professores de vários integrantes e o maestro Laércio Diniz preparou parte do grupo para uma turnê pela Europa, no ano passado. “O encantamento deste concerto está no encontro entre os meninos da orquestra e seus mentores. Eles terão a oportunidade de dividir um dos palcos mais importantes da cidade com os músicos que eles têm como referência, interpretando um repertório tradicional. Será muito simbólico para todos nós”, conta Fiorella.

Laércio Diniz é regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Assim como o maestro Diniz, o violinista Clóvis Pereira Filho tem em seu currículo anos de experiência musical na Europa. Atualmente é spalla da orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. O violista André Rodrigues traz para os jovens da OSJRJ a experiência de já ter passado por grandes orquestras do país, como OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara da USP e OSB.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Rio de Janeiro foi criada em 2014, com o objetivo de profissionalizar e dar suporte a jovens músicos de projetos sociais, aperfeiçoando a prática orquestral e conduzindo-os à universidade e profissionalização. O grupo já se apresentou em diversos palcos importantes da cidade, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Sala Cecília Meireles entre outros.

O projeto Ação Social pela Música do Brasil foi fundado em 1994 e, nestes mais de vinte anos, vem produzindo efeitos relevantes na vida de milhares de jovens no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. A missão da ASMB é a inclusão social e a formação de cidadania de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, através do ensino da música clássica.

Em agosto de 2015 gravou com a orquestra alemã Das Freie Orchestra Berlin o CD “Suspended op.69”, com música do Israelense Nimrod Borenstein, iniciando uma série de gravações com esta orquestra e com o selo alemão Solaire. Atualmente Diniz é um dos maestros brasileiros com mais gravações internacionais.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Dia 14 de novembro de 2018, às 20h
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47, Lapa)
Entrada Gratuita
Classificação etária livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -