- Publicidade -

OSB celebra a brasilidade em concerto no Theatro Municipal

Publicado em:

Quantos sotaques, características e memórias cabem no palco da Orquestra Sinfônica Brasileira? Ao longo de seus 78 anos de história, um dos grupos sinfônicos mais tradicionais do país vem sendo formado por músicos de todas as partes do Brasil. Cada um deles traz para a orquestra um pouco de sua cultura regional e a transformam em uma Orquestra Bem Brasileira. Toda essa brasilidade será celebrada em um concerto com repertório 100% nacional, dia 16 de novembro, no Theatro Municipal. Na ocasião será lançada uma websérie sobre os muitos “Brasis” que existem dentro da OSB, representados por seus músicos. A produção e o lançamento da websérie “Orquestra BEM Brasileira” contam com o patrocínio exclusivo do Bradesco. O concerto será transmitido ao vivo através das redes sociais da OSB (Facebook e YouTube).

Para retratar a diversidade de costumes, sotaques e características que existem nas estantes da OSB, oito músicos foram escolhidos. Nos episódios da série “Orquestra BEM Brasileira”, os violinistas Clóvis Pereira Filho (Pernambuco) e Willian Isaac (Goiás), a oboísta Maria Fernanda Gonçalves (São Paulo), os irmãos violoncelistas cariocas Ricardo Santoro e Paulo Santoro, a também violoncelista Lisiane de Los Santos e o flautista Renato Axelrud (ambos de Porto Alegre), o trombonista Raphael Paixão (São Paulo) e o contrabaixista baiano João Rafael contam suas histórias e falam sobre sua origem. “A série tem como objetivo enaltecer o que temos de mais precioso: nossos músicos e a singular identidade dessa orquestra, conhecida carinhosamente como ‘a Brasileira'”, adianta o Diretor Artístico da OSB Pablo Castellar.

E se o assunto é brasilidade, o repertório do concerto de lançamento não poderia ir em outra direção. Uma seleção de obras de célebres compositores brasileiros estarão no programa: “Saudade”, de Chiquinha Gonzaga; “Maly, Tango Brasileiro”, de Ernesto Nazareth; “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, e “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa (todas com arranjos do compositor e violonista Paulo Aragão); e ainda “Concerto para Cordas e Percussão” e “Dança Brasileira” (ambas de Camargo Guarnieri, sendo a segunda a trilha sonora dos filmetes); “Ponteio”, de Claudio Santoro; “Gonzaguiana”, de Luiz Gonzaga; e um medley de frevos com arranjo de Tiago Costa. A regência fica a cargo do maestro Lee Mills.

A websérie Orquestra BEM Brasileira será composta por oito episódios, que serão apresentados em primeira mão ao público presente do Theatro Municipal no concerto do dia 16 de novembro. Os vídeos serão veiculados nas páginas da OSB no Facebook, Instagram e Youtube, a partir de 17/11.

SERVIÇO:
Bradesco e OSB apresentam: Orquestra BEM Brasileira – Concerto de lançamento da websérie
Regência: Lee Mills
Dia 16 de novembro, às 20h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro – Rio de Janeiro)
Classificação etária: Livre
Ingressos a venda na bilheteria do Theatro Municipal e no site https://www.ingressorapido.com.br/event/11113/d/48629

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -