- Publicidade -

EXPOSIÇÃO “CRIANÇAS DE AÇO” DISCUTE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CIDADE PELAS PERIFERIAS

Publicado em:

Com curadoria coletiva de integrantes da equipe do projeto Missão Artística CASA, a mostra reúne diversas obras de crianças com idade de 3 a 16 anos moradoras da Comunidade do Aço, em Santa Cruz, periferia da Zona Oeste do estado Rio de Janeiro. O projeto busca retratar a realidade da comunidade, subvertendo e questionando a falta de acesso à segmentos artísticos e outras questões sociais na comunidade e ainda, apresentar um trabalho que vem sendo mantido através de doações de materiais e serviço voluntário dos professores e monitores. A mostra acontece de 06 dezembro de 2018 a 04 de janeiro de 2019, no Centro Cultural Light, de segunda a sexta, de 09h às 19h. Entrada Franca

As obras retratam os primeiros contatos das crianças com as artes plásticas realizado através das oficinas propostas pelo projeto como: pintura, escultura, colagem, desenho, contação de histórias, grafites, silk e outras expressões, sempre com uma temática voltada para a formação de um pensamento crítico e criativo, destacando a importância que cada um tem na comunidade. Dentre as atividades realizadas no coletivo e os trabalhos que ficarão expostos, há: Oficina Anatomia – desenhos feitos para estudo das partes do corpo humano-, Painel Coletivo – painel com colagens de penas feitas por um grupo de crianças para ressaltar a importância e força do trabalho em equipe-, Oficina Lambes Tapumes -São dois tapumes onde a turma azul trabalhou com lambe-lambe de Marielle Franco e Moa Katendê, em torno do tema da Consciência Negra e Oficinas Extras.

As obras das crianças apresentam uma singularidade ao solucionar questões complexas relacionadas a representatividade, pátria, cotidiano e, claro, a própria arte em si. Assim, a exposição traz uma reflexão sobre o acesso à arte na periferia e a democratização do acesso à cidade por meio da Arte-Educação, evidenciando e vivenciando a forma de sobrevivência das “Crianças de Aço”.

Serviço:
Exposição Crianças de Aço – Missão Artística CASA
Entrada franca
Local: Centro Cultural Light (Av. Marechal Floriano, 168 – Centro)
Visitação: de 06 de dezembro de 2018 a 04 de janeiro de 2019
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h
Classificação indicativa: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -