- Publicidade -

Encontro Com Chiquinha Gonzaga na Sala Baden Powell

Publicado em:

O Rio de Janeiro recebe desde setembro de 2018, o Festival Domingos Clássicos, que reúne, na Sala Baden Powell – Casa da Bossa, em Copacabana, espetáculos de música clássica com intérpretes, artistas de diferentes orientações musicais e com diferentes organizações instrumentais e/ou vocais.

No domingo dia 13, às 15h, a apresentação será do Encontro Com Chiquinha Gonzaga, onde a soprano Neti Szpilman, a pianista Maria Luisa Lundberg, e o clarinetista Moisés Santos, apresentarão o recital de homenagem a Chiquinha Gonzaga. O grupo faz uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia mesclado com as composições da maestrina.

Aos nove anos, meiga criança, aos treze filha pretendente. Piano, bordado e dote preparam o destino de uma mulher. Assim, era a vida de uma moça na época de Chiquinha Gonzaga. No entanto, com temperamento forte e uma paixão arrebatadora pela música, ela teria uma vida diferente.

De acordo com os padrões da época, Chiquinha casou-se quase menina. Porém, jamais deixou que o marido a afastasse da música. Suas composições foram motivo de felicidade e tristeza. Mas esta mulher, com talento, coragem, humor e uma língua afiada, lutou pelo que acreditava e abriu caminho para a mulher brasileira.

O recital se justifica na medida que resgata, preserva e divulga a obra de uma das maiores, se não a maior, compositora brasileira, que na segunda metade do século XIX, lutou pelo direito das mulheres brasileiras e, também deixou como legado cerca de 2.000 composições. Seu nome é hoje reconhecido como uma feminista, mulata, que através da música, desafiou e transgrediu os rígidos costumes da época, ao batalhar incansavelmente pelo direito das minorias.

Serviço:
Festival Domingos Clássicos – Encontro Com Chiquinha Gonzaga
Sala Baden Powell (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana)
Data: Domingo, 13 de janeiro, às 15h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Classificação : Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -