O talento e o virtuosismo da música instrumental brasileira representados por 12 dos mais importantes nomes da cena musical são o tema da série JAZZ, que vai ao ar em oito episódios, às sextas-feiras, 21h30, de 15 de março a 03 de maio, no Arte 1. Dirigido por Mário Diamante, produzido por Lipe Portinho, a série documental realizada pela Orquestra de Bolso, traz a história musical e o processo criativo de João Donato, Victor Biglione, Luiz Alves, Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Natan Gomes, Ronaldo Diamante, Daniel Garcia, Augusto Mattoso, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise comentados por Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Roberto Menescal, Wagner Tiso, entre outros. “Seguimos um fluxo de pensamento que possibilita ‘ver’ o som. O roteiro e a montagem seguem o processo criativo de cada artista e culminam com a execução musical, feita em ‘take único’, como se fosse ‘ao vivo’. Nas entrevistas de estúdio, na Sala Guiomar Novaes, os instrumentos musicais compunham o cenário”, explica o diretor, Mário Diamante, que também assina o roteiro. A série JAZZ é a volta de Diamante ao set de filmagem, depois ter trabalhado como executivo de televisão e gestor público.

JAZZ  foi filmado ao longo de um ano, de novembro de 2017 a novembro de 2018, com 13 câmeras – grua e em carrinho -, alternando estúdio e externas.

“Transportamos a característica do estilo Jazz – o ‘nervosismo’ e o improviso – para a tela criando um ‘visual jazzístico’. A montagem da parte musical capta a sintonia entre os músicos”, define Diamante. “Todos os acordes foram registrados ainda no ‘Arsis’, o momento em que o músico vai iniciar a nota, no jargão musical, a hora do ataque do solo”, acrescenta Lipe Portinho, produtor da série, músico profissional – contrabaixista, arranjador e compositor – que tem uma empresa consagrada de filmagem de grandes espetáculos musicais no Rio de Janeiro e São Paulo, em parte por seu conhecimento de composição permitindo que não haja quebra na filmagem dos acordes tocados. Para registrar com precisão a essência da série documental privilegiando o tema principal, foi convidado o flautista Eduardo Monteiro, professor de Música na UFRJ. A captação, mixagem e masterização são assinadas por ele que é ganhador do prêmio Sharp de Música e indicado ao Grammy Latino.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here