- Publicidade -

Antártica por um ano, documentário dirigido por Julia Martins, ganha trailer oficial

Publicado em:

Antártica por um ano, documentário dirigido por Julia Martins, que mostra  a experiência de quinze brasileiros que vivem um ano na Antártica, premiado na categoria Melhor Produção no Festival Internacional de Cineastas de Nova York (International Filmmaker Festival of New York) tem estreia marcada para dia 16 de maio.

O longa acompanhou a rotina dos marinheiros – desde a ida, os desafios encontrados durante percurso e o dia a dia deles, incluindo depoimentos sobre como chegaram lá e como lidam com a saudade das famílias e celebrações que são mantidas mesmo distante como Carnaval e Ano Novo.

A equipe do documentário viajou com eles desde o início e fez três visitas durante o período de um ano à base Estação Antártica Comandante Ferraz. Enquanto não estavam presentes, o grupo deixou uma câmera com os marinheiros. O Brasil como país membro do signatário do Tratado da Antártida desenvolve projetos científicos no continente desde 1982.

Dentre as idas e vindas da estação surgiram alguns desafios que precisaram ser superados. A diretora Julia Martins comenta sobre como lidou com as dificuldades: “O que pudemos entender rapidamente é que há circunstâncias que vão além do nosso controle e que nos deixam sem escolha. E que diante de uma natureza tão poderosa como aquela ao ser humano só resta se submeter e procurar se adaptar. Acho que essa é uma mensagem que vem com o filme. Existem forças diante das quais somos muito pequenos. Mas existem também aventuras, ou missões, que nos fazem maiores”.

“Antártica por um ano” conta com depoimentos de marinheiros e pesquisadores responsáveis pela manutenção da base e dão suporte às pesquisas científicas do país no continente gelado. O filme tem apoio da Marinha do Brasil e foi contemplado em edital público da Ancine para sua realização.

“O filme Antártica por um ano foi um grande desafio. Como pensar um desenho de produção que funcionasse em um lugar tão isolado e desconhecido, com todas as limitações geográficas e climáticas? Foram 3 viagens em que fomos aprendendo que não adiantava planejar a produção como em outros filmes, a natureza neste longa foi soberana e ditou as regras.”, comentam as produtoras Fernanda Reznik e Izabella Faya, da 3 Tabela Filmes.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -