- Publicidade -

Borrasca: Peça de teatro chega as telas de cinema em nova adaptação

Publicado em:

A alma humana é como um lago de águas calmas, com sedimentos no fundo. Quando algo agita a água com força, essas impurezas emergem, revelando sua imundice. Após a morte de Enzo, Gabriel (Mário Bortolotto) e Diego (Francisco Eldo Mendes) passam algumas horas discorrendo sobre sua vidas e amarguras que vieram a superfície por conta deste falecimento.

Selecionado para a Mostra Competitiva Longas-Metragens da 21a edição do Cine PE,  a adaptação da peça teatral de Mário Bortolotto conta a história de dois amigos que encaram a morte de outro amigo de maneiras distintas sob a direção de Francisco Garcia.

A narrativa que mantém sua estrutura dramatúrgica do teatro traz um drama que acontece dentro do apartamento de um dos personagens, onde o cenário, a fotografia, trilha sonora, nada importa. O ponto de foco absoluto são os diálogos que são extremamente ricos.

Os personagens tem suas personalidades bem delineadas. Gabriel é um escritor de contos, o exato estereótipo de escritor amargurado, infeliz para com a vida, e, obviamente, alcoólatra. Este nutre sentimentos paradoxais com relação à Enzo, pois o falecido acabou por ter relações sexuais com a esposa de Gabriel, resultando no divórcio do casal. Frustrado consigo mesmo por ter sido impotente diante da traição de ambos, gerando um rancor imenso. Já Diego é muito menos falante, e contido em sua emoções, mas é ele que gera o estopim da trama. Ele próprio também tem questões internas que pesam na consciência. Tanto Bortolotto quanto Mendes oferecem ao espectador atuações caricatas.

Com uma paleta de cores que realça o estado emocional desgastado dos personagens  Borrasca é uma obra que não parece ter muita noção da linguagem na qual se encaixa.

O título do filme ganha significado no encerramento. Tudo que foi visto, toda a catarse emocional, foi apenas um chuva passageira causada pela morte. Quando os personagens deixam o apartamento, as águas dentro de si acalmaram, e as impurezas voltaram para as profundezas.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -