A pouco mais de três meses da 19ª edição da Festa Literária de Paraty, a curadoria da feira começa a divulgar os primeiros nomes convidados. Confiram!

Walnice Nogueira Gavão – é crítica literária e cultural, e é a pesquisadora principal da edição crítica definitiva de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha (autor homenageado do ano). Walnice é professora emérita de teoria literária e literatura comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Kristen Roupenian – autora de ‘Cat Person’, um conto publicado na revista norte-americana New Yorker no início de dezembro de 2017 que fez muito sucesso no mundo todo em poucas horas e se tornou o conto mais lido da revista. Agora o conto integra a coletânea ‘Cat Person e outros contos’, que será lançado na feira pela editora Companhia das Letras.

Kalaf Epalanga – O escritor angolano de 40 anos, que vive entre Lisboa e Berlim, é chamado pela imprensa como “poeta-cantor” e integra a banda Buraka Som Sistema, que ajudou a popularizar os ritmos do kuduro e da kizomba no mundo. Em seu livro ‘Também os brancos sabem dançar’ (Todavia), ele aborda a questão da imigração africana na Europa.

Sheila Heiti – Em 2018 a escritora canadense foi mencionada pelo jornal The New York Times junto com quinze outros nomes de escritoras pelo mundo que estão “moldando a forma como lemos e escrevemos ficção no século 21”. É autora de oito livros, dentre ficção e não-ficção, que foram traduzidos por mais de 21 línguas. Seu mais recente livro, ‘Maternidade’, está sendo lançado pela Companhia das Letras este ano.

Grada Kilomba – portuguesa com origens em Angola e São Tomé e Príncipe, é escritora, teórica, psicóloga e artista interdisciplinar, autora de ‘Memórias da Plantação: Episódios do Racismo Cotidiano’, que será lançado pela editora Cobogó durante a feira. O livro analisa a atemporalidade do racismo cotidiano, traçando um paralelo com as conexões de gênero, classe e raça.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here