- Publicidade -

Dia da Europa na Glória

Publicado em:

Em sua 4º edição, o Dia da Europa será celebrado no sábado, dia 04 de maio, com uma extensa programação cultural gratuita entre países europeus na Praça Luis de Camões, na Glória (Rio de Janeiro), de 12h às 21h.

Na ocasião, 30 expositores apresentarão comidas e bebidas típicas, apresentações de jazz, dança flamenca, oficinas de idioma, quiz cultural e atividades infantis.

A iniciativa é da EUNIC Rio – Associação dos Institutos Culturais de países membros da União Europeia, que no Rio de Janeiro inclui: Goethe Institute, Instituto Cultural da Dinamarca, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, British Council e Instituto Italiano di Cultura.

O evento faz parte da Semana da Europa (SEU), celebrado em várias cidades, e destaca através da música, gastronomia e outras ações culturais os pontos em comum com o Brasil.

A partir de meio-dia, o Dia da Europa terá atrações para diferentes gostos e idades, que acontecerão ora no palco principal, ora nos espaços reservados para cada país ou na área reservada às crianças. Os pequenos poderão aproveitar diversas atividades recreativas, minicurso lúdico de italiano, oficina de decoração de doces e contação de histórias.

O DJ Fabio Romano e o mestre de cerimônias Dudu Lacerda conduzem os trabalhos do palco e recebem apresentações como a do tenor Fabrizio Claussen e do pianista Tibor Fittell, do grupo de jazz francês ‘Ndiaz e da Camerata Laranjeiras no formato quinteto, além das performances de dança flamenca.

No já tradicional Quiz, serão oferecidos aos vencedores a oportunidade de bolsas parciais de estudos em módulos de línguas. O evento conta com áreas culturais onde o público poderá se informar sobre as atividades das diferentes instituições envolvidas que pautaram, especialmente para a ocasião, mini-aulas de francês, espanhol, italiano, tcheco, alemão, dinamarquês e sueco.

Entre os expositores de gastronomia, a Dinamarca é representada pelas chefs Kamille Plon, com doces e cafés, e Betina Lauritsen, que preparará lunchboxes saudáveis. Dos países nórdicos, serão oferecidas bebidas como kombucha e hidromel – típica dos tempos medievais na Europa, onde diz a lenda que é a fonte dos poderes de Thor e dos deuses nórdicos. Da Espanha, o público poderá saborear a Sangria da Nat, e da Itália vem o Italia in Baratollo – massa com embutidos. A presença da França é destaque com o Marchezinho, que terá sanduíches, doces e produtos exclusivos. Tem também as Vieiras da Ilha com suas ostras frescas. E os apreciadores de produtos da Alemanha degustarão o Currywurst, uma comida típica das ruas de Berlin feito de salsicha com batatas e molho.

“O Dia da Europa é um programa para toda a família viajar por diversas culturas sem precisar sair do Rio de Janeiro”, destaca Maibrit Thomsen diretora do Instituto Cultural da Dinamarca.

SERVIÇO:
Dia da Europa 2019
Local: Praça Luís de Camões, Glória, Rio de Janeiro
Metrô: Glória
Dia 04 de maio de 2019, sábado
Horário: 12h às 21h
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -