- Publicidade -

Exposição Memória, de Esther Moreira, mostra instigantes paisagens do nosso inconsciente

Publicado em:

Na exposição “Esther Moreira: memória” serão exibidos 9 pinturas de grandes formatos  e 19 desenhos,  produzidos  em Londres (Inglaterra), durante a década de 90, onde a artista realizou toda a sua formação profissional e participou de exposições. Com curadoria de Marcelo Frazão,  a mostra é uma homenagem póstuma à artista carioca.

A obra de Esther Moreira foi elogiada pelo prestigiado jornal inglês The Independent,  que comparou  suas pinturas ao universo do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Sobre o trabalho da artista, o The Independent  publicou: “se Gabriel García Márquez fosse um pintor,  ele provavelmente pintaria estas obsedantes (atormentadoras) imagens de metamorfose espiritual,  nestes exatos verdes amazonenses e dourados desérticos”.

Sobre sua inspiração,  Esther  afirmava “me interesso pelas cavernas da alma onde figuras primitivas e animais ainda têm sua morada, onde antigos e esquecidos rituais continuam a ser  perpetrados – paisagens internas com que temos contato via de regra apenas pelos sonhos, compulsões, obsessões e fantasias”.

A artista dizia que suas pinturas refletiam o interesse “por aquilo que nos faz pulsar, pelo que nos leva a agir como agimos e por aquilo que nos faz ser como somos. Aquilo que ainda existe de primitivo em nós. Ele está ligado a uma investigação sobre a identidade, sobre as bases psicológicas de nosso comportamento. A busca pelo que está escondido e não aparente em nós mesmos, que é próprio do território do inconsciente e embora muitas vezes inacessível, de importância fundamental na constituição da natureza humana, está na base do trabalho que faço. Neste sentido pode-se dizer que estas pinturas são uma tentativa de desvelamento e reconhecimento da realidade interna/externa do ser.”

Para Zuzana Paternostro, PhD em História e Crítica da Arte, as obras de Esther Moreira “apresentam cores vibrantes e contrastantes que irradiam em composições com sombras e elementos de caráter ameaçador. Estes, que podem ser advindos desse mundo interior muitas vezes desconhecido, ou talvez de medos relativos a sua realidade e a finitude das experiências”.

SERVIÇO
“Esther Moreira: memória”
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí,  20 – Centro)
Abertura: 20 de junho, quinta-feira,  às 19h
Período: de 21 de junho até 4 de agosto
Horário:  de terça à domingo de 12h até 19h.
Entrada franca.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -