- Publicidade -

Exposição no Sesc Engenho de Dentro retrata o dia a dia na linha do trem

Publicado em:

O Sesc Engenho de Dentro exibe até o dia 8 de agosto a exposição “Ao Longo da Linha do Trem”, do artista plástico Carlos Contente. A mostra conta com 21 quadros, incluindo fotocolagens, gravuras e manuscritos, que retratam a perspectiva do trabalhador do subúrbio do Rio de Janeiro que se desloca pela cidade a bordo de trens. As obras fazem referência a temas como trabalho, violência, fé, a dinâmica internas dos vagões e a geografia do entorno das ferrovias.

A ideia do trabalho é mostrar que ao utilizar o trem como meio de transporte e fonte de renda, o cidadão (re)configura o espaço e (re)significa os símbolos estabelecidos através do seu modo de ser e estar no mundo. Nas idas e vindas dos trabalhadores, as obras, em sequência, contam uma história – de uma vida que acontece dentro e ao redor do trem.

“Ao longo da linha do trem” é uma releitura de uma outra obra de Carlos Contente, produzida em 2003, para expor na Estação Central do Brasil, junto a outros artistas em um evento que ocupava espaço na entrada da estação. Consistia em uma longa sequência de desenhos narrando a luta pela sobrevivência e as aventuras amorosas de um personagem popular. O trabalho foi em parte destruído por anônimos que pareciam não concordar com o desenho dos corpos femininos apresentados.

“Ironicamente, logo na saída da estação, a banca de jornal nos impunha, impávidos e inquestionáveis os seus cânones de imagem do feminino – vulgares e coisificados, por sinal. E apesar do contratempo, o encontro com o diverso e sua imprevisibilidade são os afetos que parecem interessar ao artista, tanto no que se refere à linha do desenho como na linha do trem”, explica a curadora Jaqueline Melo.

SERVIÇO
Exposição “Ao longo da linha do trem”, de Carlos Contente.
Sesc Engenho de Dentro: Av. Amaro Cavalcanti, 1661 – Rio de Janeiro
Até 8 de agosto de 2019
Visitação: De terça a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados e domingos, das 9h às 18h
Classificação: Livre I GRÁTIS
Agendamento para visitação de grupos: 3822-4892

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -