- Publicidade -

Galeria Athena inaugura as exposições “Colapso” e “Panapanã”

Publicado em:

No dia 18 de junho, a Galeria Athena inaugura as exposições “Colapso”, coletiva com curadoria do artista Rodrigo Bivar (Brasília, 1981. Vive e trabalha em São Paulo), e “Panapanã”, individual do artista português Tomás Cunha Ferreira (Lisboa, 1973. Vive e trabalha em Lisboa), que faz sua primeira exposição no Brasil. Em comum, as duas mostras pensam a pintura e o desenho de forma ampliada, em obras que não necessariamente utilizam tinta e lápis, mas que partem da lógica da pintura para construir uma narrativa. Os trabalhos são inéditos, em sua maioria, ou recentes e poucos vistos.

Na sala II, estará a coletiva “Colapso”, com obras de Ana Prata (Sete Lagoas, MG, 1980. Vive e trabalha em São Paulo), Bruno Dunley (Petrópolis, RJ, 1984. Vive e trabalha em São Paulo), Cabelo (Cachoeira de Itapemirim, ES, 1967. Vive e trabalha no Rio de Janeiro), Débora Bolsoni (Rio de Janeiro, 1975. Vive e trabalha em São Paulo), Leda Catunda (São Paulo, 1961. Vive e trabalha em São Paulo), Paulo Whitaker (São Paulo, 1958. Vive e trabalha em São Paulo), Rafael Alonso (Niterói, 1983. Vive e trabalha no Rio de Janeiro) e Rodrigo Andrade (São Paulo, 1962. Vive e trabalha em São Paulo), com curadoria do também artista Rodrigo Bivar.

Na sala I, será apresentada, pela primeira vez no Brasil, a obra do artista visual português Tomás Cunha Ferreira (que também é músico), na exposição “Panapanã”, que terá obras inéditas, produzidas este ano, que, assim como na mostra “Colapso”, utilizam a lógica da pintura. No dia da abertura, Tomás Cunha Ferreira fará uma performance com os músicos brasileiros Domenico Lancellotti e Pedro Sá.

“Colapso” é uma coletiva que propõe uma reflexão a partir da pintura e desenho, que traz quatro artistas da geração dos anos 1980 – Cabelo, Leda Catunda, Paulo Whitaker e Rodrigo Andrade – e quatro artistas de uma geração mais nova – Ana Prata, Bruno Dunley, Debora Bolsoni e Rafael Alonso. “São formas de se pensar a pintura e o desenho através da obra de oito artistas”, afirma o curador Rodrigo Bivar, que escolheu o assunto por ter familiaridade, por concentrar sua pesquisa nessas técnicas, selecionando artistas que o ajudam a pensar a pintura e o seu próprio trabalho. “Sou artista, e resolvo minhas questões pelo aspecto visual e teórico. E é isso que quis mostrar nesta minha curadoria, uma curadoria através da visão dos artistas”, diz Rodrigo Bivar.

O nome da exposição se relaciona com o momento político delicado em que vive o país. “Colapso, vem da ideia de que, apesar do momento calamitoso em que vivemos, os artistas continuam fazendo arte, fazendo o que acreditam”, diz o curador Rodrigo Bivar. Além disso, também parte da ideia de que os trabalhos da exposição, apesar de usarem a técnica da pintura e do desenho, não necessariamente dialogam entre si. “Existe muitas diferenças entre eles, entre os trabalhos e entre as pesquisas”, ressalta.

Na sala I da galeria estará a exposição individual “Panapanã”, do artista visual e músico português Tomás Cunha Ferreira, que nasceu em Lisboa, mas morou no Brasil quando criança. Apesar de o artista ter uma forte relação com o país, tendo realizado como músico, diversas parcerias com músicos brasileiros, seu trabalho visual será apresentado pela primeira vez no país nesta exposição.

Na mostra, estarão cerca de 12 obras, sendo a maioria delas em tecidos, sobre os quais o artista propõe interferências, utilizando a lógica da pintura. Em algumas, ele introduz elementos como acrílico e arame, e também faz pequenas intervenções em tinta a óleo, aquarela e costuras. “Jogo com os elementos pictóricos, sem me preocupar se estou usando o pincel ou não. Às vezes uso a máquina de costura como pincel”, diz o artista.

Serviço:
Colapso e Panapanã
18 de junho – 20 de julho de 2019
Galeria Athena ( Rua Estácio Coimbra, 50 – Botafogo)
De terça a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábado, das 12h às 17h.
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -