- Publicidade -

Stephen King é tema de mostra de cinema no CCBB

Publicado em:

De 24 de julho a 19 de agosto serão exibidas 41 produções, entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram referência para seu trabalho. Com ingressos a preços acessíveis e algumas sessões gratuitas, a programação conta, ainda, com debates e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras e áudio-descrição).

Com a mostra, o público brasileiro, especialmente os fãs do autor, terá a oportunidade de debater sua obra, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações dos seus livros para o cinema e para a televisão. Além disso, as exibições também pretendem estimular a leitura, já que a grande maioria dos filmes que compõem a seleção são baseados nos livros de Stephen King.

De acordo com Rita Ribeiro, curadora da mostra, “em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é promover um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI”, e completa, “A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”.

No Rio de Janeiro, após a exibição de “Carrie, a Estanha”, no dia 24 de julho, será realizado o debate “Stephen King e o Cinema”, com os curadores e o crítico Mario Abbade. Já o debate “A Literatura de Terror no Cinema” será no dia 14 de agosto, após a sessão de “Louca Obsessão”, com o escritor Raphael Montes e a tradutora Regiane Winarski, além dos curadores. Para participar dos debates gratuitos, é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

A masterclass, ministrada por Rita Ribeiro, será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, das 14h às 16h. Sob o tema “O Horror que nos Rodeia: da Literatura para o Cinema”, o curso pretende percorrer a trajetória do horror, investigando as influências de Stephen King e suas contribuições para o gênero e as adaptações de suas obras para o cinema e a TV. As aulas são gratuitas e indicadas para maiores de 16 anos; as inscrições devem ser feitas pelo email stephenkingccbb@gmail.com a partir de 29 de julho.

SERVIÇO
STEPHEN KING: O MEDO É SEU MELHOR COMPANHEIRO
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março 66, Centro)
Data: de 24 de julho a 19 de agosto de 2019
Salas de Cinema 1 (98 lugares) e 2 (50) lugares

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -